A Polícia Militar realizou uma operação no Campo do Apolo, em Flexal II, Cariacica, nesta sexta-feira (28) e apreendeu 30 quilos de maconha e 800 frascos de loló. Cinco homens apontados pela corporação como gerentes do tráfico de drogas ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP) estão foragidos.
São eles: Jonas dos Santos Cezário, Eduardo Lucas dos Santos de Oliveira, conhecido como “Da Roça”, Alessandro da Silva Angélica, o “MK”, Flávio de Mattos Barbosa, o “Gugu”, e Altamir da Silva Franca.
A região do Campo do Apolo, segundo a PM, é conhecida por ser uma espécie de “centro de distribuição” de drogas do TCP. A PM ainda afirma que há laboratórios no local para a fabricação dos entorpecentes. Ninguém foi preso na operação.

A operação contou com um comboio com diversas viaturas e 80 policiais militares. O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, disse que o planejamento da operação começou três semanas antes. A região é rodeada de mangue, o que facilita as fugas, segundo a corporação.
É uma região que tem como limite o mangue, onde eles escondem armas, drogas e por ali fogem. Hoje (sexta), usamos barcos para fazer este cerco, que foi muito eficiente. Usamos também o drone e o sistema de inteligência.
Douglas Caus, comandante-geral da PMES
Segundo o coronel Caus, operações como a desta sexta serão realizadas com cada vez mais frequência.
“É uma área em que continuaremos a fazer operações. E tem um ponto interessante: o faccionado até ajuda a Polícia Militar. Quando ele ameaça o morador, vem denúncia. Quando ele faz uma pichação no muro ou no poste, ele nos ajuda, no sentido de que ali eles estão tentando dominar a região e ali vamos ter mais e mais operações”, disse o comandante-geral.

Só esse ano, segundo levantamento da PM, 80 mil unidades de drogas foram apreendidas na região.
Sobre os cinco homens foragidos, o coronel Caus destacou: “São homicidas, traficantes, faccionados do TCP. Nós pedimos que a população colabore com a Polícia Militar, via 181 (Disque Denúncia) e 190 (Ciodes)”.
*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record