Políciais civis na Operação Canaã Foto/Divulgação/Polícia Civil
Políciais civis na Operação Canaã Foto/Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 32 anos, considerado o principal alvo de uma investigação sobre assassinatos ligados a facções criminosas em Cariacica e Viana, foi preso na manhã desta quarta-feira (10). Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto por homicídio.

A ação faz parte da Operação Canaã, que cumpre quatro mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão nas duas cidades. O investigado foi preso em Viana.

O chefe do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegado Fabrício Dutra, afirmou que os alvos da operação são suspeitos faccionados, homicidas e narcotraficantes.

“O homicídio nasce da participação desses indivíduos com o comércio do tráfico de drogas. Em algum determinado momento, há ligação com o tráfico de drogas”, afirmou.

Além das prisões, as equipes também buscam materiais ilícitos e provas que possam esclarecer outros assassinatos atribuídos ao grupo criminoso.

O crime de homicídio você tem que dar uma resposta muito rápida. Quando a gente fala de prisão, a gente fala também de elementos que façam com que a gente consiga essa prisão. A Polícia Civil é uma polícia investigava e investigar com qualidade. A importância desses mandados de busca e apreensão é para a gente coletar indícios e vestígios para robustecer nos inquéritos policiais e ofertarem ao Ministério Público uma boa denúncia.

Delegado Fabricio Dutra

Ao todo, 65 policiais civis participam da operação, distribuídos em 27 viaturas, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar.

Locais e mandados cumpridos

Cariacica

  • 2 mandados de prisão
  • 3 de busca e apreensão

Viana (Canaã, Marcílio de Noronha e Primavera)

  • 2 mandados de prisão
  • 7 de busca e apreensão

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.