
Uma operação nomeada como “Ordem e Progresso”, deflagrada na terça-feira (25), mobilizou cerca de 50 agentes de diferentes forças de segurança para cumprir mandados de prisão e de busca em Cariacica e Vitória. A ação faz parte de uma investigação que mira uma aliança entre três facções criminosas que atuam no Espírito Santo: Terceiro Comando Puro (TCP), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Associação Família Capixaba (AFC).
O acordo teria como foco organizar a defesa contra possíveis ataques de rivais ligados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV).
Segundo a apuração, os grupos, normalmente independentes, teriam formado uma aliança para ampliar o controle de áreas do complexo de comunidades da região de Mata da Praia, que inclui as áreas conhecidas como “Buraco do Sapo”, Dom Bosco, Nova Valverde, Nova Brasília, Santa Cecília e Rio Branco, em Cariacica.
Articulação é batizada de “Progresso Complexo”
As investigações apontam a existência de uma articulação batizada de “Progresso Complexo”, por meio da qual integrantes das facções discutiam estratégias para gerir o tráfico de drogas, coordenar ações ilícitas e arrecadar recursos usados na compra de drogas e armas.
Foram mobilizadas equipes de inteligência e unidades especializadas da Polícia Militar, além de agentes da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que atuam no sistema prisional.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e realizadas buscas em dez endereços de Cariacica e um de Vitória. Também houve diligências em celas de investigados que já estão presos.