Radiopatrulha da Polícia Federal
Fonte: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16), a Operação Deep Shield, que investiga ataque de hackers que provocou o desvio de cerca de R$ 4,5 milhões de bancos, que foram enviados para contas de moradores do Espírito Santo. Além das fraudes eletrônicas, a ação apura também lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Federal, a investigação foi iniciada após notificação de bancos afirmando que tiveram valores roubados de contas bancárias por hackers.

Durante as ações, os criminosos invadiram a rede bancária e realizaram transferências para contas em agosto de 2024. O rastreamento dos valores desviados foram identificadas por transferências envolvendo valores retirados em proveito de correntistas que moram em diversos Estados, entre eles o Espírito Santo.

Os envolvidos podem responder pela prática dos crimes de lavagem de capitais e associação criminosa. As penas somadas para os crimes alcançam 13 anos de prisão.

O que significa Deep Shield?

Segundo a Polícia Federal, o nome “Deep Shield” significa, com base na tradução do inglês, “escudo profundo”.

Considerando a estratégia utilizada pelos suspeitos para dissimular os valores obtidos ilicitamente, o nome faz alusão às técnicas de dissimulação utilizadas pelos investigados para esconder os valores subtraídos das instituições financeiras.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória