As polícias Civil e Militar deflagraram a operação Fim da Linha e prenderam 20 suspeitos de integrar a organização criminosa “Tropa do França”, ligado à facção Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (4). As prisões ocorreram em Fundão, Serra, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Vila Velha e Colatina.
O grupo criminoso tinha base em Fundão, com ramificações na Serra, e era voltada ao tráfico de drogas. A operação teve início em abril, com a apreensão de drogas e armas escondidas em uma área de mata. A 3ª fase, deflagrada nesta quarta, tinha como objetivo cumprir 35 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão.

A operação atinge toda a hierarquia criminosa do tráfico de drogas em Fundão, alcançando desde os integrantes que atuavam na função de vapor, responsáveis pela venda a varejo, até escoltas, gerentes, chefes e o líder maior do grupo criminoso.
Superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra
Ao todo, 79 policiais civis e 16 policiais militares participaram da ação que contou com o apoio das Divisões Especializadas de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra e de Vila Velha, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do 5º Batalhão da Polícia Militar (PMES) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Casa Militar.
Grupo é responsável por morte de policiais
De acordo com o delegado Roberto Fanti, o grupo seria responsável por ordens de assassinato contra agentes públicos além de denúncias fraudulentas nas corregedorias.
“Esse indivíduos, através da facção do Rio de Janeiro, chamada Comando Vermelho, determinou que agentes públicos fossem assassinados, que agentes públicos fossem de denunciados de maneira fraudulenta na Corregedoria. A resposta está aí e está dada com esse trabalho”, afirmou o delegado.
Segundo o titular da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, delegado Leandro Sperandio, foram oito meses de investigação da Polícia Civil, com auxílio da da Polícia Militar.
“Nós conseguimos identificar toda a cadeia criminosa desse grupo criminoso que se autointitula como ‘Tropa do França'” afirmou. “Nos conseguimos prender 20 elementos desse grupo criminoso, ainda restam sete e a operação continua. Nós só vamos encerrar essa fase da operação quando os 27 forem encontrados e presos.”
Drogas, armas, munições e celulares foram apreendidos durante a operação.