Polícia

Operação prende suspeitos de ataques na Grande Terra Vermelha

A ação integrada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) cumpriu mandados de prisão

Leitura: 3 Minutos
Foto: Sesp/ Divulgação
Foto: Sesp/ Divulgação

Uma operação integrada cumpriu mandados e efetuou prisões para combater a ação de grupos criminosos que realizam ataques na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. A ação, na manhã desta segunda-feira (21), resultou em seis pessoas detidas.

A ação, realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Guarda Municipal, cumpre 19 mandados de prisão e checa denúncias, totalizando 34 alvos.

O subsecretário de Estado de Inteligência (SEI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), delegado Romualdo Gianordoli, destacou que forças policiais estão na região desde a última semana.

A gente causa essa inquietação, diminui o controle da área que eles têm e isso tem trazido resultados. Além de essa operação de hoje, nós estamos com uma força tarefa desde semana passada determinada pelo nosso governador.

O delegado destaca que, diante das ações da Polícia Civil, não são registrados homicídios há cinco dias ou qualquer disparo de arma de fogo na região da Terra Vermelha.

A população praticamente pediu socorro na semana passada e estamos aqui para mostrar que o Estado está aqui. É emblemático que estejam todas as forças de segurança, trabalhando unidas. E estamos podendo devolver essa segurança.

A ação conta com 160 agentes de segurança da Sesp, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Guarda Municipal de Vila Velha. A operação ainda conta com apoio de uma aeronave do Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (NOTAer).

Suspeitos de envolvimento em ataques são presos

Dois suspeitos de integrar uma facção criminosa responsável por ataques na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, foram presos por agentes da Guarda Municipal no sábado (19).

Os agentes foram até uma quitinete em Balneário Ponta da Fruta, após denúncia de que o imóvel era utilizado para tráfico de drogas. Na residência, a equipe localizou os suspeitos, de 19 e 21 anos, que tentaram fugir pelo quintal, mas foram alcançados e presos. Na fuga, um dos detidos jogou fora uma arma de fogo que foi encontrada pela equipe.

Facções identificadas

Polícia Militar identificou as lideranças das facções criminosas que comandaram ataques na última semana em Vila Velha. Segundo o Coronel Douglas Caus, comandante da organização no Espírito Santo, mandados de prisão para os suspeitos foram expedidos e os bairros em que cada grupo atua, mapeados.

O que motiva os ataques criminosos promovidos pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV), ligado ao Comando Vermelho, e pelo Terceiro Comando Puro (TCP), ligado ao PCC, conforme Caus, é a disputa pelo controle do tráfico de drogas na Região 5, 1º de Maio e Santa Rita.

*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/ Record

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória