Dois homens, que são pai e filho, foram presos pela Polícia Civil suspeitos de integrar um esquema criminoso especializado na receptação e desmanche de caminhões furtados, na semana passada, em Vila Velha. O esquema tinha ramificações em outros estados e agia de forma organizada, segundo a polícia.
Os presos são Jorge Vieira de Oliveira Júnior, de 45 anos, e seu filho, Matheus Luiz Venturini de Oliveira, de 26 anos.
As prisões ocorreram após um trabalho de investigação que se estende desde o ano passado. Jorge Vieira foi detido no bairro Novo Brasil, em Cariacica. Matheus foi localizado e preso no bairro Araçás, em Vila Velha.
O delegado Luiz Gustavo Ximenes falou sobre detalhes da operação e do esquema criminoso.
As investigações se iniciaram no dia 14/11/2025, quando conseguimos prender em flagrante delito o proprietário do ferro-velho, que estava na posse da caçamba do veículo automotor tipo caminhão que teria sido subtraído da Prefeitura de Águia Branca. Seriam o Jorge e o Matheus. Posteriormente, eles encaminhavam esse veículo automotor tipo caminhão totalmente desmontado a um ferro-velho específico. A organização criminosa, onde o Jorge é o principal líder, tem contatos em Minas Gerais e na Bahia, onde, posteriormente, esse furto e a receptação enviam esses caminhões para esses estados.
Luiz Gustavo Ximenes, delegado
Caminhão de prefeitura desencadeou cerco
O caso que ajudou a polícia a fechar o cerco aconteceu no dia 14 de novembro, com o furto de um caminhão da Prefeitura de Águia Branca. A partir desse crime, a Polícia Civil intensificou o monitoramento do grupo.
A rapidez de ação da quadrilha foi um dos pontos que chamou a atenção dos investigadores.
Esquema com ramificações em outros estados
As investigações apontam que a organização criminosa de receptação e desmanche não atuava apenas no Espírito Santo. A polícia descobriu que o grupo mantinha contato com outras quadrilhas. O esquema possuía ramificações em outros estados, como Minas Gerais e Bahia.
A Polícia Civil informou que o trabalho de investigação não foi concluído e continuará em andamento. O objetivo é identificar e prender outros integrantes da organização criminosa envolvida no furto e desmanche de caminhões.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record.