Em Guarapari

PF faz operação contra extração ilegal de areia do Parque Paulo César Vinha

Os suspeitos extraíam areia no período noturno e utilizavam vigias. A areia extraída era armazenada em depósitos

Vista aérea do arquipélago das 3 Ilhas em Guarapari-ES
Vista do arquipélago das 3 Ilhas em frente ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Guarapari-ES | Foto: Leonardo Merçon

Mais de 30 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (13), na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari, em investigação de extração ilegal de areia.

As investigações revelaram que os suspeitos atuavam de forma profissional e organizada, realizando a extração de areia no período noturno. Para evitar a ação da fiscalização, utilizavam vigias e armazenavam a areia extraída em depósitos dentro de um bairro da região.

Leia também:
> “Sonho destruído”, afirma vítima que perdeu R$ 60 mil em golpe do consórcio imobiliário
> Suspeitos de enviar drogas para fora do Brasil em cascos de navios são presos no ES
> Taxa de homicídio de negros no ES é maior do que a média do Brasil

Os envolvidos na operação responderão por crimes de extração ilegal de recursos minerais, dano a Unidade de Conservação, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa, com penas que, somadas, podem chegar a 14 anos de reclusão.

De acordo com a Polícia Federal, aqueles que comercializam a areia extraída de forma ilegal também poderão responder pela usurpação de patrimônio da União e associação criminosa.

Empresa interditada em Vila Velha por extração irregular

Uma empresa que realizava extração ilegal de areia no bairro Morada do Sol, em Vila Velha, foi interditada durante uma operação coordenada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) junto da fiscalização ambiental do município.

Além disso, a empresa foi notificada por prática irregular de extração de areia. No local, foram apreendidos um trator esteira e dois caminhões utilizados nas atividades clandestinas.

Durante a operação, foram realizadas vistorias em 12 pontos de venda nos municípios de Guarapari e Vila Velha, com o objetivo de verificar a origem e a regularidade da areia comercializada.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze

Repórter

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).