Policiais da Federal que cumpriram mandados apreenderam veículos de operadores de fraudes no INSS. Crédito: Divulgação Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal emitiu autos de encerramento de atividade de segurança privada em dez empresas que estavam atuando irregularmente no Espírito Santo. A ação foi realizada nesta quinta-feira (09), durante a Operação Segurança Legal IX, com ações em todo o Brasil.

As empresas não possuíam autorização de funcionamento emitido pela Polícia Federal, e com isso, não poderão mais exercer esta atividade específica, sob configuração de crime.

Durante as ações no Estado, 12 policiais federais fiscalizaram dez estabelecimentos, que não tiveram os nomes divulgados, com resultado em 10 autos de encerramento da atividade de segurança privada, em face da presença de vigilantes clandestinos.

No Brasil, a operação contou com a participação de aproximadamente 590 policiais federais participam e ocorreu em todas as 27 capitais e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal. Foram fiscalizados 565 estabelecimentos.

Operação é realizada desde 2017

Desde 2017, a Operação Segurança Legal é realizada anualmente, coordenada pela Polícia Federal e executada por suas unidades nas capitais e delegacias descentralizadas.

A iniciativa tem por objetivo coibir a atuação ilegal no setor, garantindo maior segurança à sociedade e o cumprimento da legislação que regula a atividade de segurança privada no Brasil.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória