Polícia

PF investiga fraudes que deram prejuízo de R$ 1,5 milhão ao INSS

Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) investigam grupo suspeito de fraude em benefícios do INSS

Polícia Federal faz operação contra fraude em benefícios do INSS
Investigação aponta que fraudes no INSS ocorriam com desvios a entidades específicas. Crédito: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) fazem, nesta quarta-feira (26), operação contra uma organização criminosa especializada em fraudar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Operação Renascimento cumpre três mandados de busca e apreensão no Grande Rio contra suspeitos de participar do esquema.

LEIA TAMBÉM

Oruam é preso em flagrante no Rio de Janeiro
Operação mira pornografia infantil e apreende celulares no ES
Jovem desaparece e família faz protesto em Vila Velha para pedir buscas

Segundo a PF, o grupo criava identidades fictícias para a obtenção de aposentadorias. Os benefícios previdenciários eram retirados em nome de pessoas fictícias, por meio de procurações e documentos falsos. Estima-se que o esquema tenha causado prejuízo superior a R$ 1,5 milhão à Previdência Social.

As investigações começaram depois da prisão em flagrante de uma pessoa que tentava desbloquear um benefício previdenciário suspenso por suspeita de fraude. A partir da prisão, os investigadores conseguiram identificar outros suspeitos de integrar o grupo.

Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. As penas somadas superam os 30 anos de prisão.