Um homem de 29 anos foi baleado no joelho por um policial militar de folga após uma sequência de agressões e ameaças contra familiares, na noite de quinta-feira (18), no bairro Nova Brasília, em Cariacica. O caso foi registrado em vídeo, que mostra o momento em que o PM explica a policiais fardados porque efetuou o disparo.
De acordo com o relato apresentado no vídeo e com os depoimentos colhidos pela polícia, o homem baleado teria agredido a mãe e dois tios dentro de casa antes de sair armado pelas ruas do bairro.
Segundo o depoimento da mãe, o filho tem problemas psiquiátricos e é usuário de drogas. A família havia se reunido porque o homem estava se mudando da casa da mãe, mas caixas e pertences estavam espalhados pelo imóvel. Ao tentarem organizar os objetos, o suspeito se irritou.
Ainda conforme o relato, ele deu um soco no olho de uma tia, empurrou a mãe e agrediu um tio. Em seguida, se trancou no quarto. A família acionou a polícia e saiu da residência, permanecendo na rua à espera da chegada da viatura.
Enquanto os familiares aguardavam a polícia, o homem saiu do quarto, foi até a cozinha, pegou uma faca e deixou a casa com a arma branca e um martelo nas mãos. Na rua, passou a correr atrás de um dos tios.

Um policial militar de folga, que estava em um churrasco nas proximidades, viu a família pedindo socorro e decidiu intervir. Nesse momento, o suspeito teria arremessado o martelo contra o PM e avançado em sua direção com a faca.
Para se defender e conter o ataque, o policial de folga efetuou um único disparo, que atingiu o joelho do suspeito. No vídeo que circula, o PM aparece com as mãos levantadas, explicando a policiais fardados que agiu para se proteger e impedir uma agressão iminente.
O homem ferido foi socorrido e levado para o hospital.
A família do suspeito não quis gravar entrevista, mas confirmou os fatos em depoimento. A mãe relatou que, nos últimos oito meses, a relação com o filho se agravou, principalmente devido ao uso de drogas.
Em nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de Cariacica e o homem foi autuado em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, lesão corporal qualificada, ameaça e resistência à ação policial. Após alta, o suspeito foi encaminhado ao presídio.
*Com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Record.