Polícia

PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas

Armamento de ponta chega para substituir as carabinas e submetralhadoras .40 atualmente em uso, num investimento de R$ 9 milhões

PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas
Foto: Rodrigo Araújo/Governo ES

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) anunciou, nesta quarta-feira (1º), que o fuzil de fabricação israelense IWI, calibre 5,56, passará a fazer parte do arsenal da Polícia Militar do Espírito Santo. Segundo a corporação, o modelo é mais leve, mais compacto e conta com mira holográfica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o comando da PM, 674 novos fuzis do modelo foram adquiridos e começarão a ser empregados pelas tropas operacionais imediatamente. Além dos confrontos com crime organizado e com facções que assolam comunidades periféricas, a corporação disse que a utilização do novo armamento será em toda a rotina operacional dos policiais. 

A PM considera que as armas vão oferecer mais efetividade nas ações de patrulhamento e nas operações em áreas de conflito. Também aponta que outra vantagem é a redução do risco de efeitos colaterais indesejados, principalmente quando há enfrentamento em áreas densamente povoadas. 

“Foram adquiridos fuzis de assalto modelo ARAD com calibre 5,56; podendo ser transformados em calibre .300 Blackout (7,62 x 35mm). Parte das carabinas veio com mira mecânica e a outra parte com mira holográfica. O armamento vem modernizar o acervo de armas longas da PMES, com uma das melhores carabinas disponíveis do mercado internacional”, informou a PM. 

O armamento de ponta chega para substituir as carabinas e submetralhadoras .40 atualmente em uso. A compra representou um investimento R$ 9.601.359,80.

Secretário de Segurança faz demonstração do novo fuzil 

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Alexandre Ramalho, fez uma demonstração de uso nas redes sociais e mostrou que o armamento dá ao policial militar mais segurança no momento do disparo, em uma situação extrema, como um confronto, por exemplo. Ele possui mira holográfica e magnificador, que amplia a visão da luneta acoplada à arma.

Além da reestruturação e padronização das instalações físicas das Unidades, houve a modernização do parque bélico com a aquisição de armamentos e equipamentos de ponta, semoventes (cães policiais), bem como a recomposição do efetivo da PMES, dentre outras ações.

Foram adquiridas ainda mais de 1,2 mil novas viaturas, o que permitiu a renovação da frota da Instituição.