Polícia

PM morre em tiroteio no Morro da Mangueira, no Rio

PM morre em tiroteio no Morro da Mangueira, no Rio PM morre em tiroteio no Morro da Mangueira, no Rio PM morre em tiroteio no Morro da Mangueira, no Rio PM morre em tiroteio no Morro da Mangueira, no Rio

Rio – Integrante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, no Rio, o soldado PM Thiago Rosa Coelho da Silva morreu após ser baleado em tiroteio com criminosos no Morro da Mangueira, na zona norte. Um de seus colegas, o também soldado Ricardo Rodrigues Chaves, foi ferido no mesmo confronto.

O episódio foi o mais grave dos conflitos entre policiais militares e suspeitos ocorridos na noite de sexta-feira, 17, em comunidades apontadas pelo governo fluminense como pacificadas. Por causa desses confrontos, quatro favelas com UPPs tiveram o policiamento reforçado nas últimas 48 horas.

Silva, de 30 anos, foi atingido no peito e morreu no Hospital Quinta D’or, em São Cristóvão. Ele ingressara na PM em 2011 e sempre fora lotado na UPP da Mangueira. Chaves foi levemente ferido na perna e atendido no Hospital Central da Polícia Militar. PMs do Batalhão de Choque ocuparam a favela.

Antes do tiroteio, Lúcio Marco da Silva Lima Gomes, o Cara de Porco, de 20 anos, foi detido na favela por policiais do Grupamento Tático de Polícia de Proximidade (GTPP). Segundo a PM, ele estava com 210 papelotes de cocaína e R$ 289 e teria oferecido R$ 5 mil para ser liberado pelos policiais.

A quatro quilômetros dali, no Morro dos Macacos, também houve tiroteio na noite de sexta, mas os bandidos fugiram e aparentemente ninguém foi ferido. No Complexo do Alemão, também na zona norte, houve troca de tiros entre traficantes e policiais, na favela Nova Brasília.

Na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na zona sul, uma sequência de tiroteios – primeiro entre traficantes de facções rivais e depois entre policiais e traficantes – causou pânico aos moradores na noite de quinta-feira, 16.

O túnel Alaor Prata, conhecido como Túnel Velho, que liga os bairros de Copacabana e Botafogo, precisou ser interditado pela prefeitura para que a PM atuasse sem colocar em risco motoristas e passageiros. Uma granada foi encontrada e removida da favela pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).