Polícia

Polícia Científica realiza coleta de DNA de presos no Espírito Santo

A meta em 2025 é coletar o material biológico de pelo menos mil apenados. No Estado, já foram coletados material de 9.291 condenados

Foto: Divulgação/ Polícia Científica
Foto: Divulgação/ Polícia Científica

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em conjunto com a Polícia Científica, começou a coletar o DNA de presos pela Justiça este ano e que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo. 

Até o momento, as coletas já foram realizadas na Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1) e Penitenciária de Segurança Média (PSME1), somando o total de 134 coletas.

Leia também: 

DNA de presos vai para banco de perfis genéticos do ES

A ação faz parte da legislação para inserir os perfis genéticos de autores de crimes graves no Banco de Perfis Genéticos do Espírito Santo (BEPG), que é integrado ao Banco Nacional de Perfis Genéticos (RIBPG). Possui o objetivo de confrontá-los com vestígios de locais de crime e amostras coletadas de vítimas.

A meta em 2025 é coletar o material biológico de pelo menos mil apenados. No Estado, já foram coletados material de 9.291 condenados.

A base já possibilitou 135 matches, ou seja, coincidências entre condenados e vestígios, ou entre vestígios, auxiliando investigações.

O perito oficial-geral da Polícia Científica, Carlos Alberto Dal-Cin, explica que cada amostra coletada aproxima a polícia da elucidação de crimes e de uma justiça mais eficaz.

A coleta de DNA dos condenados é fundamental para o fortalecimento das investigações. Ao alimentarmos o Banco de Perfis Genéticos, integrado à rede nacional, estamos oferecendo uma ferramenta poderosa para confrontar evidências de locais de crime com o perfil genético de indivíduos que cometeram delitos graves.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória