
A Polícia Civil identificou e fechou, nesta segunda-feira (3), uma estrutura destinada à prática de rinha de galos no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. Durante a ação, 37 aves foram resgatadas, a rinha de galos foi fechada e três responsáveis pelo local foram conduzidos à delegacia.
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), delegado Marcelo Nolasco, foram resgatados 20 galos de briga com espora, dois papagaios, um periquito Maracanã, um azulão, cinco trinca-ferros e oito coleiros.
O delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) da Polícia Civil, também acompanhou a operação, em conjunto com a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

Dos três detidos, dois têm 59 anos e um tem 69 anos. Eles foram autuados por crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na legislação ambiental.
Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, será lavrado um Termo Circunstanciado (TC), e eles responderão ao processo em liberdade.
Segundo a polícia, a ação se ampara nos artigos 29 e 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que tratam dos crimes contra a fauna: matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização; e praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
