Uma ação conjunta dos órgãos de segurança pública flagrou o crime ambiental de extração ilegal de areia na localidade de Campo do Limão, na zona rural de Presidente Kennedy, região Sul do Espírito Santo. O flagrante foi realizado nesta sexta-feira (1º).
A operação contou com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e fiscais municipais do meio ambiente, sendo realizada após uma denúncia de extração ilegal de areia.
Segundo informações da Polícia Militar, as equipes encontraram uma intervenção em andamento, com uma máquina escavadeira efetuando o carregamento de areia em uma carreta caçamba.
Foi estimada uma área aproximada de 3.000 m², com cerca de três metros de profundidade de extração, em uma pastagem sem licença ou autorização dos órgãos ambientais.
Durante a operação, as equipes ordenaram que os motoristas dos veículos desligassem a escavadeira e a caçamba. “Em conversa com os militares, eles negaram saber da existência de licença ou autorização dos órgãos competentes para a extração do mineral.”
Diante da situação, os motoristas abordados foram conduzidos para a 9ª Regional, e os veículos foram guinchados.
A Polícia Civil informou que os suspeitos, de 25 e 39 anos, conduzidos à Delegacia Regional de Itapemirim, assinaram um termo circunstanciado (TC) por realizar extração de recursos minerais sem a devida autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com o que foi obtido, previsto no Artigo 55 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Eles foram liberados após assumirem o compromisso de comparecer em juízo.