Cinco homens foram indiciados pela morte de Victor Quintaes Oliveira, de 23 anos, que foi espancado e pela tentativa de homicídio de outro jovem, de 26 anos, na Serra. O crime foi registrado no dia 29 de dezembro de 2023, no bairro São Geraldo.
Em entrevista coletiva ocorrida na manhã desta quinta-feira (14) foi divulgado que as investigações do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) identificaram que Victor foi morto pelo “tribunal do tráfico”.
O crime foi registrado por testemunhas, no vídeo, é possível perceber o momento em que Victor é espancado pelo tribunal do tráfico.
Veja o momento:
Durante as investigações, foram identificados cinco responsáveis pelo crime, sendo quatro deles já detidos e um que segue foragido da Justiça. São eles:
- Everson Fernando Pereira dos Santos, vulgo “Pita”, de 25 anos;
- Diego Henrique da Silva Ferreira, conhecido como Loirinho, de 26 anos;
- Adryel Marcos Souza, V. Cocão, vulgo como Cocão de 20 anos;
- Eduardo Boone de Jesus, de 21 anos;
- Felipe Valério da Costa Falcão, 32 anos – está foragido
Como o crime foi registrado?
Segundo o chefe da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, duas vítimas haviam saído da Grande São Pedro em direção à Serra, onde tentaram furtar uma moto no bairro São Geraldo. Entretanto, quando foram sair do bairro encontraram com outros traficantes do local.
Quando os dois estavam saindo do bairro foram perseguidos, fechados pelo Felipe e pelo Everson, que estavam a bordo de um veículo Creta. O Felipe desembarca do veículo com arma em punho, faz um disparo que atinge a motocicleta, fazendo com que os dois se rendessem.”
Delegado Rodrigo Sandi Mori
O delegado explica que Victor, que estava na garupa da moto consegue correr, já o condutor da motocicleta é colocado no veículo dos suspeitos. Entretanto, quando estava “sendo encaminhado para a morte” conseguiu fugir e correu.
“A vítima sobrevivente pede socorro em um posto, já o Victor, quando estava correndo na Rodovia Norte-Sul, é alcançado e derrubado pelo Eduardo. É nesse momento que foi gravado o vídeo onde aparace o Everson (de camiseta vinho), o Eduardo (de camiseta azul) e a vítima sentada ao chão”, disse o delegado.
Nas imagens é possível ver que a vítima recebe diversos golpes de cabos de vassoura na cabeça. “La, é colocada no veículo do Felipe, levada até a Rua Rio de Janeiro, onde é executada com golpes de madeira pelo Felipe, Everson, Diego e Aryel”.
Vítima virou criminoso, diz polícia
A polícia explicou que Felipe Valério da Costa Falcão, 32 anos, o único que continua foragido, era o dono da moto roubada, mas de vítima, acabou se tornando um dos criminosos porque participou efetivamente do assassinato.
Além disso, a polícia destacou a participação de Everson Fernando, que está preso pelo homicídio e pela tentativa. Entretanto, o delegado explicou que ele comandava o tráfico de drogas da região de São Geraldo.
Ele também deu entrada no sistema prisional após ter matado um segurança no Centro de Vitória. Mas a polícia também investiga a informação de que Everson Fernando continua comandando o tráfico de drogas de dentro da cadeia.
“O Everson é investigado pela nossa delegacia por outros homicídios ocorridos no município da Serra, inclusive um deles estamos investigando um possível mando dele na boca de fumo”, descreveu Sandi Mori.
O delegado também explicou que o homem que sobreviveu chegou a ser preso por outro crime e que, em depoimento, deu detalhes que foram fundamentais para a elucidação do crime.
Veja o que disse o delegado Rodrigo Sandi Mori:
*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/ Record