A Polícia Civil prendeu Luiz Felipe Américo Constantino, vulgo “Nego Bala”, de 21 anos, apontado como integrante e liderança de uma associação criminosa suspeita de praticar furtos de veículos na Serra e em bairros de Vitória.
A prisão faz parte de investigações em andamento sobre o aumento desse tipo de crime na região. Um outro integrante do grupo, Valter Santana Costa, de 21 anos, segue foragido.
Segundo a polícia, Luiz Felipe aparece em imagens de vídeo, nas quais desce da garupa de uma motocicleta e tenta furtar outro veículo, enquanto um comparsa permanece nas proximidades.
A ação foi interrompida após uma pessoa que estava em um carro perceber a tentativa e reagir. Na ocasião, Luiz Felipe conseguiu fugir, enquanto o comparsa foi detido.
Luiz Felipe tem muitos contatos com receptadores e adulteradores. Ele encaminhava as motos roubadas para locais específicos para que fossem colocadas à venda no mercado ilegal.
Luiz Gustavo Ximenes, delegado
De acordo com a Polícia Civil, o grupo passou a ser monitorado após o registro de diversos furtos e roubos de motocicletas. As apurações indicam que a associação criminosa tinha maior concentração de ações na Serra, mas também atuava em outras áreas da Grande Vitória.
As motocicletas eram o principal alvo do grupo por serem mais fáceis de subtrair e desmontar, o que dificulta a identificação e recuperação dos veículos.
As investigações apontaram que a associação utilizava uma rotatividade entre os integrantes como forma de dificultar o trabalho policial. Em algumas ações, havia também a participação de adolescentes, o que ampliava a complexidade das investigações.
Luiz Felipe, vulgo Nego Bala, e os outros integrantes dessa associação criminosa usavam menores de idade e isso atrapalhava um pouco a identificação de todos.
Luiz Gustavo Ximenes, delegado
A prisão de Nego Bala representa mais uma baixa em um grupo que já teve outros integrantes retirados de circulação. A Polícia Civil avalia que a ação pode contribuir para a redução dos furtos e roubos de veículos, especialmente de motocicletas, na Serra.
Com essas prisões e investigações, com certeza vamos diminuir essa incidência de furtos de veículos que iam desde a terceira ponte até a Serra Sede.
José Darcy Arruda, delegado geral da Polícia Civil
As investigações continuam. Um outro integrante do grupo, Valter Santana Costa, de 21 anos, segue foragido, e a polícia também apura a atuação de possíveis receptadores dos veículos furtados.

Não foi possível obter informações da data exata da prisão de Luiz Felipe, mas as imagens de vídeo foram registradas na última semana.
*Com informações da repórter Ana Carolini Mota, da TV Vitória/Record