Alunos do curso de sargento da Polícia Militar do Espírito Santo vão interromper temporariamente as aulas para reforçar o policiamento no Complexo da Penha, em Vitória. A medida foi tomada após os episódios de violência por conta da morte de David Pereira de Jesus, de 21 anos.
O anúncio da convocação dos cabos que passam pelo curso de sargento para reforçar o policiamento foi feito pelo comandante do 6º Comando de Policiamento Ostensivo da Polícia Militar, coronel Marcos.
Estamos adotando procedimentos como a interrupção temporária de alunos do curso de sargento para sufocar a região e permaneceremos na região até que volte a normalidade.
Coronel Marcos, da Polícia Militar
Durante a noite desta segunda-feira (25), três ônibus foram incendiados e outros dois apedrejados por criminosos após a morte de David.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, David teria ligação com a facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) e tinha passagens por roubo e tráfico de drogas.
“Policiais não vão aceitar retaliação”
Ainda segundo o coronel Marcos, a polícia não irá aceitar nenhum tipo de retaliação contra as forças de segurança ou a população do Espírito Santo.
A polícia não vai aceitar nenhum tipo de retaliação contra os nossos policiais ou contra os cidadãos capixabas. Deslocamos para o local o Batalhão de Missões Especiais, as forças táticas e, inclusive, a Força Tática da 10ª Companhia Independente, para reforçar a segurança na região.
Coronel Marcos da Polícia Militar
Cinco ônibus foram atacados na Grande Vitória
Três ônibus foram incendiados e outros dois apedrejados por criminosos na noite de segunda-feira (25), na Grande Vitória. Os ataques ocorreram em Vitória, Cariacica e Serra.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, descreveu que os policiais realizavam patrulhamento na altura da Escadaria do Trabalhador, quando foram recebidos a tiros por criminosos. Houve troca de tiros e David foi baleado. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu. Com ele, foi encontrada uma pistola.
“Dois indivíduos foram presos na avenida Leitão da Silva pelo Batalhão de Missões Especiais com dois galões de gasolina. Estamos fazendo uma grande saturação nessa região”, afirmou o comandante-geral da PM.
Por conta dos ataques, a Ceturb-ES informa que os ônibus que atendem a São Benedito, Itararé e a Avenida Marechal Campos tiveram os itinerários alteados e não realizaram rotas na região.
A circulação dos coletivos na região foi normalizada durante a manhã desta terça-feira (26).
Ataques a ônibus em outras cidades
Criminosos também atearam fogo em ônibus do Transcol nas cidades de Cariacica e Serra, na noite de segunda-feira (25).
Na Rodovia do Contorno, na altura do bairro André Carloni, cinco bandidos entraram no ônibus que faz a linha 587 (Terminal Carapina – Porto de Santana), ordenaram que os passageiros descessem do veículo e atearam fogo.
Uma passageira chegou a passar mal e precisou ser atendida pela equipe da Ecovias101, concessionária que administra o trecho.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou o incêndio. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local e informou que nenhum suspeito foi preso.
Já em Roda D’água, zona rural de Cariacica, criminosos pararam um coletivo, ordenaram que os oito passageiros e o motorista saíssem do ônibus e atearam fogo. Um passageiro e um bandido teriam ficado feridos.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini da TV Vitória/ Record