
Policiais militares e um cidadão civil são investigados por simular um confronto policial para encobrir um homicídio em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Uma operação realizada nesta sexta-feira (19) cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária no município.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) é o responsável pela Operação Staged, que investiga a possível fraude processual. A alegação era de que o homicídio havia ocorrido em um enfrentamento, mas foram encontrados indícios de alteração da cena para encobrir a real dinâmica dos acontecimentos.
Segundo o MPES, a operação visa esclarecer os fatos e responsabilizar individualmente os envolvidos, caso sejam confirmadas as irregularidades, além de fortalecer a transparência das forças de segurança. As investigações seguem em andamento e tramitam sob sigilo.
A operação ocorre por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Cachoeiro de Itapemirim e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Sul). A ação teve apoio de 68 policiais militares, com o objetivo de cumprir os mandados expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cachoeiro de Itapemirim.
Participaram militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Corregedoria da Polícia Militar e do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES).