Investigação

Policial penal é afastado após suspeita de abuso sexual em cadeia no ES

O caso foi registrado em junho na Penitenciária de Segurança Média II, em Viana. A cadeia é destinada à população carcerária LGBTQIA+

Complexo Penitenciário de Viana
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um policial penal foi afastado das funções por 90 dias suspeito de abusar sexualmente de uma pessoa privada de liberdade na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana. O caso foi registrado no mês de junho de 2025.

A cadeia é a primeira unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexual) do Estado.

Segundo informações da Polícia Penal do Espírito Santo, foi instaurado, por meio da Corregedoria da instituição, um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a suspeita de abuso. Não foi divulgada a dinâmica do caso.

O diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Júnior, destacou que as investigações foram iniciadas assim que a denúncia chegou ao conhecimento e todos os envolvidos já estão sendo ouvidos.

A Polícia Penal reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade, e ressalta que não compactua com qualquer tipo de conduta incompatível com a função pública. Caso as denúncias sejam confirmadas ao final do processo, o servidor poderá sofrer sanções disciplinares.

A reportagem do Folha Vitória também procurou a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para falar sobre o caso, mas a pasta não respondeu e orientou que fosse realizado contato com a Polícia Penal.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória