Polícia

Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha

De acordo com a polícia, Bruno Leopoldo da Silva e Lacino Caldeira de Oliveira Júnior cometeram pelo menos seis assaltos a ônibus, na região de Cobi, somente no mês passado

Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha Presa dupla suspeita de promover arrastões em ônibus em Vila Velha
Bruno se machucou todo nas várias tentativas de escapar da polícia, mas dessa vez acabou detido Foto: TV Vitória

A polícia prendeu uma dupla suspeita de cometer pelo menos seis assaltos a ônibus, na região de Cobi, Vila Velha, somente no mês passado. Bruno Leopoldo da Silva, de 20 anos, e Lacino Caldeira de Oliveira Júnior, de 39, foram detidos por policiais civis e militares durante uma operação conjunta.

Bruno teria sido identificado por uma das vítimas de uma ocorrência, registrada no dia 19 do mês passado. Segundo a polícia, o suspeito já fez de tudo para escapar da prisão, mas dessa vez não conseguiu. “Nós conseguimos confirmar, através do reconhecimento da vítima, do próprio depoimento e confissão do Bruno – que inclusive delata o seu comparsa – que [os dois suspeitos] estavam envolvidos nesses assaltos que estavam ocorrendo”, afirmou o delegado Jordano Bruno, da Delegacia Patrimonial.

A primeira tentativa da polícia de prender o rapaz aconteceu no dia 8 deste mês, mas ele conseguiu fugir. “No momento em que [o policial] ia fazer a algemação dele – chegou até a colocar a algema em um dos braços – ele conseguiu puxar o braço e fugir por uma janela. Os policiais ainda tentaram detê-lo, mas não obtiveram êxito”, contou o delegado.

Lacino é suspeito de cometer os roubos ao lado de Bruno Foto: Reprodução

No entanto, a liberdade de Bruno durou apenas quatro dias. O jovem acabou flagrado, por policiais militares, em São Torquato, Vila Velha, instantes depois de ele e Lacino terem roubado uma moto. Mais uma vez, o rapaz tentou fugir.

“Na tentativa de fuga, vieram a colidir com um coletivo. O Lacino foi preso de imediato e o Bruno tentou fugir para a região de Cobi. Subiu em casas, telhados, caiu, se machucou, mas mesmo assim foi detido em flagrante pela Polícia Militar do 4º Batalhão”, frisou o chefe da Seção de Serviço de Estatística e Análise Criminal da PM, capitão Artur Schmidt.

Apesar de não ter conseguido escapar da polícia dessa vez, Bruno acredita que não ficará muito tempo longe das ruas. “Cadeia é longa, mas não é perpétua. Qualquer dia eu volto pra rua. E depois mudar de vida”, disse.

Operação

As detenções de Bruno e Lacino fazem parte da Operação Ônibus Seguro, em que policiais civis e militares reforçam a segurança nos coletivos da Grande Vitória durante o verão. “Diariamente a gente tem acompanhado as estatísticas dos roubos a transporte coletivo, tentando analisar padrão de local, dia da semana e período do dia e direcionando as ações da Polícia Militar para esses locais onde tem acontecido maior quantidade de registros de roubos”, ressaltou o capitão Schmidt.

Jordano Bruno, no entanto, pede para que o usuário do transporte público continue atento, mesmo com o reforço do policiamento nos coletivos. “Eles [criminosos] visam especialmente aparelhos de telefone celular. E a gente volta a frisar para que [a pessoa] tenha cuidado, evite ficar manuseando o aparelho telefônico, tanto no ponto de ônibus quanto no terminal, assim como durante o trajeto. É uma forma de a pessoa evitar ser alvo desses asssaltantes”, destacou o delegado.