Polícia

Preso suspeito de participar de roubo milionário no Aeroporto de Vitória

No crime, os funcionários foram obrigados a colocar no caminhão algumas caixas com celulares e canetas que estavam para ser despachadas pela empresa aérea TAM para outros Estados

Preso suspeito de participar de roubo milionário no Aeroporto de Vitória Preso suspeito de participar de roubo milionário no Aeroporto de Vitória Preso suspeito de participar de roubo milionário no Aeroporto de Vitória Preso suspeito de participar de roubo milionário no Aeroporto de Vitória
As imagens das câmeras de videomonitoramento não foram divulgadas pela polícia Foto: Divulgação/Infraero

Foi preso na noite da última sexta-feira (8) um dos suspeitos de integrar a quadrilha que assaltou o galpão da empresa aérea TAM, no Aeroporto de Vitória, em maio de 2014. O cálculo total da carga roubada foi de R$ 1,2 milhão. Leonardo de Oliveira Inocêncio, de 26 anos, foi preso em Cariacica. A polícia não divulgou a localidade em que Inocêncio foi capturado.

Segundo a Polícia Civil, Inocêncio seria o líder de uma quadrilha e teria organizado todo o assalto, que foi planejado. Outras duas pessoas foram identificadas, mas ainda não foram presas e estão foragidas. A polícia não divulga o nome dos foragidos nem as imagens das câmeras de videomonitoramento para não atrapalhar as investigações.

Um mês antes do assalto, Inocêncio e comparsas teriam roubado um caminhão da mesma companhia aérea, carregado de celulares. O suspeito só não teria dado continuidade ao crime porque não tinha conseguido desarmar o sistema de GPS do caminhão, que foi abandonado no bairro Carapina, na Serra.

Inocêncio tem passagem pela Justiça. O suspeito foi identificado pela polícia como integrante de uma quadrilha que assaltou um depósito da distribuidora de bebidas Ambev, em dezembro de 2013.

Durante entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (11), a Polícia Civil disse que outros dois suspeitos foram identificados e podem ser presos nos próximos dias. A PC não divulgou as imagens das câmeras de videomonitoramento nem a localização da carga roubada para a imprensa para não atrapalhar as investigações.

Leonardo de Oliveira Inocêncio foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana, na Grande Vitória.

O crime

Uma quadrilha invadiu o terminal de cargas do Aeroporto de Vitória na madrugada desta quinta-feira (22). Ao menos cinco homens, mascarados e armados com pistolas e revólveres chegaram ao local em um caminhão baú. Eles renderam sete funcionários da TAM e fugiram com um carregamento de aparelhos de celular avaliado em R$ 1,2 milhão.

Após carregar o caminhão com a carga de produtos eletrônicos, os funcionários foram levados para a Rodovia do Contorno, na Serra, onde foram mantidos reféns, deitados, sob a mira de armas, até as seis horas da manhã, quando a policia chegou e libertou as vítimas. 

A ação durou entre 30 e 40 minutos, de acordo com a polícia.