A Polícia Federal deflagrou a Operação Vareio, que mira uma organização criminosa especializada em roubos de cargas e caminhões, além de crimes de receptação e lavagem de dinheiro.
As ações ocorrem simultaneamente em cinco estados, incluindo o Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso.
Ao todo, 35 mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. Também houve bloqueio de bens e valores e suspensão de atividades de empresas utilizadas pelo grupo.
Segundo a PF, as investigações tiveram início a partir da Operação Cacaria e revelaram um esquema armado que atuava em diversos estados, inclusive por meio de plataformas virtuais.
O grupo teria praticado ao menos 50 crimes entre agosto de 2024 e junho de 2025, com a meta de dois caminhões roubados por semana.
Os criminosos utilizavam bloqueadores de sinal de celular, GPS e Wi-Fi para dificultar o rastreamento, além de galpões para desmanche e transporte das peças com notas fiscais falsas. Um integrante ligado a uma empresa de rastreamento de veículos fornecia informações privilegiadas ao bando.
A quadrilha aplicava diferentes modalidades de roubo, como abordagens armadas, falsas contratações de fretes em aplicativos e ataques em pontos de parada de caminhoneiros. O dinheiro obtido era movimentado em contas de terceiros e empresas de fachada, configurando lavagem de capitais.
De acordo com a PF, os investigados poderão responder por organização criminosa, roubo, receptação e lavagem de capitais.