Cães resgatados em Vitória
Cães estavam feridos, em local sujo e com sinais de desnutrição. Foto: Divulgação/ SESP

A Polícia Civil e a Prefeitura de Vitória resgataram quatro cães que estavam vivendo em condições precárias nesta quinta-feira (23), no bairro Santo Antônio, em Vitória. Um homem de 34 anos foi detido.

O delegado Leandro Piquet, responsável pela operação, contou que os cães foram encontrados em uma residência no bairro em condições de maus-tratos.

LEIA TAMBÉM:

Mais de 500 assassinos foram presos na Grande Vitória em 2024

Adolescente é morto enquanto conversava com jovens em São Mateus

Mulher cai de prédio ao tentar escapar de agressões da companheira em Vitória

Três dos cães estavam na laje e um dentro da residência. O local apresentava instalações precárias, sem abrigo adequado, água fresca ou alimento disponível. Os ambientes estavam sujos, e os animais apresentavam sinais visíveis de desnutrição. Um dos cachorros, constantemente preso por uma guia, tinha feridas na região dorsal e no pescoço, possivelmente causadas pela coleira, explicou o delegado.

A operação de resgate foi realizada pela Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, em conjunto com a Gerência de Bem-Estar Animal (GBEA), da Prefeitura da capital.

A médica veterinária da Prefeitura de Vitória, Thalita Odenwald, e a gerente de Bem-Estar Animal, Katiuscia Pinto Rodrigues, participaram da ação e confirmaram os maus-tratos.

Foi constatado que os animais estavam magros e em condições que evidenciam o crime de maus-tratos. Essa intervenção era urgente para protegê-los, afirmou o delegado Piquet.

O homem de 34 anos é o responsável pela residência e e foi preso em flagrante. Ele foi autuado por maus-tratos qualificados contra animais e será conduzido ao Centro de Triagem de Viana (CTV) à disposição da Justiça.

Os animais resgatados foram encaminhados ao Hospital Veterinário.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.