Polícia

“Retirada de um indivíduo perigoso”, diz comandante da PM sobre Pavão

Jonathas Jesus dos Santos tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa

Foto: Reprodução/ TV Vitória
Foto: Reprodução/ TV Vitória

Um dos criminosos mais procurados do Bairro da Penha, em Vitória, foi preso: Jonathas Jesus dos Santos, conhecido como “Pavão”. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, a prisão significa a “retirada de um indivíduo perigoso da sociedade do Espírito Santo”.

Pavão foi preso durante o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Vitória e Vila Velha expedidos pela decisão judicial expedida pela 2ª Vara Criminal da Capital.

Segundo a polícia, o rapaz tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. Jonathas foi denunciado recentemente pelo MPES no âmbito da Operação Caça-Fantasma.

Em coletiva de imprensa durante a manhã desta quarta-feira (09), o comandante-geral disse que Pavão não reagiu à abordagem, sendo considerado um indivíduo de “extrema periculosidade”.

A prisão dele significa a retirada de um indivíduo perigoso, que estava coordenando ações do Primeiro Comando de Vitória (PCV), não só no Complexo da Penha, mas também em outros municípios da Grande Vitória.

O coronel afirma que com a prisão dos gerentes do tráfico de diversas lideranças no Espírito Santo, as facções estão em processo de retração.

“Elas podem se enfrentar de maneira momentânea. Mas o recado que fica das forças públicas é que esse enfrentamento está cada vez mais qualificado, com desmantelamento das facções”.

Também é descrito que, desde a prisão de Marujo, não é presente apenas uma liderança que se autointitula a liderança máxima. “São presentes vários gerentes que se reúnem e o tomam decisões em conjunto”.

De acordo com a polícia, o rapaz tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. Jonathas foi denunciado recentemente pelo MPES no âmbito da Operação Caça-Fantasma.

Segundo a denúncia, as evidências colhidas durante a investigação demonstraram que ele exerce papel de destaque no tráfico de drogas e mantém associação com outros membros do PCV.

Ainda de acordo com a investigação, Pavão seria um dos responsáveis pelo gerenciamento de pontos de venda de entorpecentes no Bairro da Penha. Ele também possui vínculo de extrema confiança com Marujo.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória