Um dos criminosos mais procurados do Bairro da Penha, em Vitória, foi preso: Jonathas Jesus dos Santos, conhecido como “Pavão”. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, a prisão significa a “retirada de um indivíduo perigoso da sociedade do Espírito Santo”.
Pavão foi preso durante o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Vitória e Vila Velha expedidos pela decisão judicial expedida pela 2ª Vara Criminal da Capital.
Segundo a polícia, o rapaz tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. Jonathas foi denunciado recentemente pelo MPES no âmbito da Operação Caça-Fantasma.
Em coletiva de imprensa durante a manhã desta quarta-feira (09), o comandante-geral disse que Pavão não reagiu à abordagem, sendo considerado um indivíduo de “extrema periculosidade”.
A prisão dele significa a retirada de um indivíduo perigoso, que estava coordenando ações do Primeiro Comando de Vitória (PCV), não só no Complexo da Penha, mas também em outros municípios da Grande Vitória.
O coronel afirma que com a prisão dos gerentes do tráfico de diversas lideranças no Espírito Santo, as facções estão em processo de retração.
“Elas podem se enfrentar de maneira momentânea. Mas o recado que fica das forças públicas é que esse enfrentamento está cada vez mais qualificado, com desmantelamento das facções”.
Também é descrito que, desde a prisão de Marujo, não é presente apenas uma liderança que se autointitula a liderança máxima. “São presentes vários gerentes que se reúnem e o tomam decisões em conjunto”.
De acordo com a polícia, o rapaz tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. Jonathas foi denunciado recentemente pelo MPES no âmbito da Operação Caça-Fantasma.
Segundo a denúncia, as evidências colhidas durante a investigação demonstraram que ele exerce papel de destaque no tráfico de drogas e mantém associação com outros membros do PCV.
Ainda de acordo com a investigação, Pavão seria um dos responsáveis pelo gerenciamento de pontos de venda de entorpecentes no Bairro da Penha. Ele também possui vínculo de extrema confiança com Marujo.