
Uma retroescavadeira furtada de um canteiro de obras em Linhares foi recuperada nesta terça-feira (08), em uma propriedade rural de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. O equipamento havia desaparecido após ser deixado no local na última sexta-feira (04), no fim do expediente.
O furto foi descoberto na segunda-feira (07), quando o representante da empresa responsável pela obra voltou ao local e não encontrou mais o maquinário.
Segundo a Polícia Civil, a retroescavadeira foi retirada do canteiro por um caminhão contratado para realizar o transporte até Nova Venécia.
Retroescavadeira furtada: frete foi encomendado
O motorista do caminhão relatou que o frete foi encomendado por um homem, que afirmou ter alugado a máquina. Na negociação, o suposto locatário apresentou uma nota fiscal com informações compatíveis com a identificação da retroescavadeira, além de um contrato que ainda não havia sido assinado.
Ele disse que foi orientado por mensagens em um grupo de WhatsApp e que, no dia da retirada, foi acompanhado por outro homem que se apresentou como familiar do proprietário do equipamento.
Durante a verificação da máquina, os policiais identificaram adulterações na plaqueta de identificação, que não batia com o número gravado na estrutura da retroescavadeira.
Adesivos originais também haviam sido cobertos por outros de marca diferente, indicando tentativa de ocultar a origem do equipamento.
A retroescavadeira foi apreendida e levada à Delegacia Regional de Nova Venécia. O responsável pelo frete foi ouvido e liberado, já que, segundo a polícia, ele pode ter sido vítima de um golpe.
O caso segue sob investigação como possível estelionato, e a polícia busca identificar os demais envolvidos.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos