
O governador Cláudio Castro (PL) apresentou nesta segunda-feira, 17, a Operação Barricada Zero — um dos focos do governo do Rio, após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho. De acordo com o governo do Estado, foram mapeadas 13.604 barreiras.
As operações para a retirada de barreiras em vias públicas já começaram na segunda-feira, 10. Equipes do 31º BPM (Recreio) fizeram uma operação para a retirada de barricadas em comunidades da zona sudoeste do Rio.
Uma semana depois, nesta segunda-feira, 17, Castro anunciou a criação da Operação Barricada Zero ao lado de prefeitos da região metropolitana do Rio. As ações serão feitas pelas forças de segurança com o apoio de secretarias estaduais e dos municípios.
De acordo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), há 13.604 barricadas na região metropolitana do Rio. O órgão utilizou dados de registros de ocorrências, do Disque Denúncia e imagens de drones e helicópteros para mapear os locais.
As operações vão ocorrer em 11 municípios:
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaboraí
Japeri
Mesquita
Nilópolis
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
O Estado anunciou a compra de “kits demolição”, que contarão com retroescavadeiras e equipamentos para a retirada dos entulhos.