
Durante a operação “Terra Santa”, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (6) para combater o crime organizado e prender suspeitos das mortes de Sophia Vial, de 15 anos, e Andrezza Conceição, de 31, um soldado do Exército Brasileiro foi preso em flagrante com drogas, em Vila Velha.
O militar não era um dos alvos dos mandados de prisão e busca da operação, mas acabou detido após policiais encontrarem entorpecentes na residência dele.
Segundo o delegado Cleudes Júnior, adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, o soldado será autuado por tráfico de drogas.
Ele não estava diretamente ligado aos homicídios investigados, mas foi flagrado com material ilícito e autuado conforme determina a lei.
Cleudes Júnior, delegado adjunto da DHPP
A mãe do jovem, que preferiu não se identificar, disse acreditar na inocência do filho e afirmou que confia na apuração dos fatos. O Exército Brasileiro deve ser comunicado oficialmente sobre a prisão pela Polícia Civil.
Operação “Terra Santa”
A megaoperação mobilizou 170 agentes das forças de segurança em Vila Velha, Cariacica e Serra, com o cumprimento de 20 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão.
O foco principal é desarticular facções que disputam o tráfico de drogas na Grande Santa Rita, região onde Sophia e Andrezza foram mortas em um ataque a tiros ocorrido em 9 de agosto. Sophia voltava de um grupo de oração com a família no momento em que foi baleada.
As vítimas foram atingidas durante uma ação criminosa que também deixou três pessoas feridas, entre elas uma criança de 3 anos.
Dois adolescentes, de 17 anos, foram apreendidos dias após o crime, um apontado como o atirador e o outro como piloto da moto usada no ataque. O mandante, conhecido como Nego Stanley, ligado ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), segue foragido.
O delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que a operação também visa coibir a entrada de criminosos de outros estados no Espírito Santo, especialmente do Rio de Janeiro.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record.