Reprodução/PCES
Reprodução/PCES

Um homem, de 54 anos, suspeito de provocar incêndios de grandes proporções em plantações de eucalipto entre 2023 e 2025 foi preso em uma operação conjunta das polícias civis do Espírito Santo e da Bahia. Os casos somam um prejuízo de quase R$ 40 milhões.

A prisão ocorreu na terça-feira (21), durante ações da Operação Estado Presente, que ocorreram na região Norte do Espírito Santo.

Segundo as investigações da Polícia Civil do Espírito Santo, o suspeito era responsável por incêndios em Linhares, Jaguaré e São Mateus. Além disso, também houve ocorrências em Nova Viçosa, na Bahia.

Segundo o titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, os incêndios causaram prejuízos financeiros, ambientais e chegaram a afetar até mesmo o trânsito na região das queimadas.

“Há várias ocorrências policiais registradas ao longo desses anos. Somados, os incêndios geraram um prejuízo de quase 40 milhões de reais, além da interdição por várias horas do trânsito nas BR-101 e na BR-418, da contaminação do solo e do ar”, disse.

O suspeito foi identificado com uso de tecnologia e recursos avançados de monitoramento das polícias civis dos dois estados.

Na manhã de terça, a equipe cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Jaguaré, em endereços ligados à investigação, e seguiram para Sooretama, onde encontraram o suspeito prestando serviços como caminhoneiro em uma fábrica de móveis.

Ele foi preso, conduzido à Delegacia Regional de Linhares para esclarecimentos e, em seguida, foi encaminhado para a Penitenciária Regional de Linhares.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.