Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) Polícia Civil
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma operação no Morro do Cabral, em Vitória, prendeu dois suspeitos, de 22 e 39 anos, de envolvimento com o ataque que baleou quatro pessoas – entre eles uma criança e adolescente – no Morro do Quadro. A prisão foi realizada nesta quinta-feira (15).

Os suspeitos foram identificados como: Mateus Coutinho de Abreu, de 22 anos, mais conhecido como “Ratão”, e Luciano Ramon Tâmara, de 39 anos, o “Foguinho”.

O objetivo da operação era o cumprimento da prisão de Ratão, detido com uma pistola e munição. Já “Foguinho”, que ocupa um lugar de chefia em facção, foi preso em flagrante com uma arma e munição.

Segundo o delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, Moreno Gontijo, o ataque foi motivado por uma disputa territorial pelo tráfico de drogas do Morro do Cabral.

Foi preso um rapaz de apelido Foguinho, que era o frente hoje lá do Cabral, então ele está relacionado a esse homicídio também. E a gente segue como sendo um dos caras que autorizou o ataque. Geralmente, um ataque como esse não sai sem a autorização da frente do morro.

Moreno Gontijo, delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória

O delegado também disse que a disputa pelo tráfico entre o Primeiro Comando de Vitória (PCV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) já acontece na região desde o mês de dezembro de 2025.

Tudo decorrente da guerra do tráfico, que de um lado está o Cabral, que é o Primeiro Comando de Vitória (PCV), e do outro lado bem em frente a Chapada, que é o Primeiro Comando da Capital (PCC). Eles estão nessa guerra pelo tráfico e já tem seis vítimas dessa guerra.

Moreno Gontijo, delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória

Gontijo afirmou que, o ataque ainda tem outros dois suspeitos que estão sendo investigados. “Vamos dar andamento na investigação e se estiverem envolvidos vai sair a prisão deles também”.

Novo crime foi registrado no Morro do Quadro

Na segunda-feira (13), um homem, que não teve a identidade divulgada, também foi assassinado a tiros, no Morro do Quadro, em VitóriaO caso aconteceu na Rua São João, em frente a um mercadinho.

Segundo informações da reportagem da TV Vitória, a Polícia Civil acredita que o homem assassinado seria do Morro do Cabral. Diante disso, é investigado se o crime está ligado ao tráfico de drogas.

Em entrevista à reportagem da TV Vitória, uma moradora, que preferiu não ser identificada, contou que ouviu os diversos disparos de arma de fogo e, após alguns minutos, recebeu a notícia do assassinato.

Durante alguns minutos, a moradora acreditou que a vítima fosse a filha dela, que felizmente chegou em casa por outro caminho. “A sorte é que ela estava por outro caminho, então recebeu um livramento”.

Por meio de uma nota, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica.

*Com informações da repórter Jaqueline Viana, da TV Vitória/ Record

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória