Dois homens foram presos na quinta-feira (24) suspeitos de operar um provedor clandestino de internet em Santo Antônio, Cariacica. De acordo com a Polícia Militar, o serviço ilegal era mantido por um grupo criminoso ligado ao Terceiro Comando Puro (TCP), que atuava na região fazendo ameaças, inclusive com armas de fogo, para obrigar moradores a contratar a conexão.

A operação foi deflagrada pelo Serviço de Inteligência da 16ª Companhia Independente, após investigações apontarem o funcionamento do provedor no terraço de uma casa. Durante a ação, quatro suspeitos foram identificados como participantes do esquema – dois, de 25 anos, outro, de 29 anos, e o último, de 26 anos. Três deles são naturais do Rio de Janeiro e um é do Espírito Santo.

Segundo as investigações, o grupo se passava por técnicos de operadoras legalizadas, mas utilizava a força e fazia ameaças contra moradores e profissionais que prestavam serviços na região. O objetivo era inibir a concorrência e monopolizar a distribuição da internet clandestina.

Internet Clandestina em Cariacica (Foto/reprodução: TV Vitória)
Internet Clandestina em Cariacica (Foto/reprodução: TV Vitória)

Durante a ação, os militares apreenderam equipamentos, ferramentas e servidores utilizados na operação do serviço. O grupo mantinha dois imóveis: um destinado ao armazenamento dos materiais e outro onde o servidor estava instalado.

Esses indivíduos são relacionados a facções, inclusive ao Terceiro Comando Puro, e atuam naquela região de Santo Antônio, trazendo essas ideias do Rio de Janeiro e tentando implementá-las aqui no Espírito Santo.

Tenente Leal, da Polícia Militar

Os suspeitos foram levados para a Delegacia Regional de Cariacica, onde permanecem à disposição da Justiça.

*Com informações da repórter Rafaela Patrício, da TV Vitória/Record.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.