Polícia

Traficantes tinham central de videomonitoramento com 38 câmeras para vigiar PM em Vitória

Câmeras eram acessadas por celulares e monitoravam ações da polícia em tempo real

Central videomonitoramento clandestina
Foto: Reprodução/TV Vitória

Após a prisão do traficante apontado como o mandante de ataque a ônibus na Grande Vitória, em março deste ano, a polícia descobriu que áreas da comunidade Jesus de Nazareth, em Vitória, possuem uma central de videomonitoramento clandestina.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Douglas Caus, os 38 equipamentos eram utilizados para acompanhar a movimentação da polícia pelo bairro e eram monitoradas pelos traficantes por meio dos celulares.

LEIA TAMBÉM:

Polícia investiga homem preso perto da casa de diarista encontrada morta em Vila Velha

Sete crianças abandonadas pela mãe são resgatadas em Cariacica

Homem é preso em bairro onde diarista foi morta

Existe um sistema de videomonitoramento em Jesus de Nazareth, com 38 câmeras, aproximadamente. Essas câmeras são utilizadas pelos traficantes locais para poder acompanhar o trabalho da Polícia Militar. Como o sistema é via wi-fi, os traficantes, através de celulares, tinham acesso a todo o sistema de videomonitoramento, disse o comandante-geral.

Caus afirmou que as câmeras de videomonitoramento foram retiradas por drones, por meio da Central de Inteligência da Polícia Militar.

“Não é uma prática somente de Jesus de Nazareth. Nós temos detectados essas centrais em outros bairros. Temos feito a retirada dessas câmeras. Além disso, vários aparelhos celulares foram apreendidos, ‘catuques’, que são mensagens vindas dos presídios, também foram apreendidos”, afirmou Douglas Caus.

Central foi descoberta após prisão de traficante

A central foi descoberta após a prisão de Alan dos Reis Santos, um dos líderes do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e apontado como mandante de ataques a ônibus que ocorreram na Grande Vitória no final de março deste ano.

O criminoso, conhecido como Xaiene, foi detido durante uma operação no dia 25 de abril, no bairro Jardim América, em Cariacica.

Ataques a ônibus

Os diversos ataques criminosos que aconteceram em Vitória e na Serra na noite de 26 de março teriam sido ordenados por Alan dos Reis, em retaliação pela morte de Andinho, uma das lideranças do Primeiro Comando de Vitória (PCV).

*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record