Três homens, de 57, 35 e 53 anos, suspeitos de terem cometido homicídios, foram presos no período de 45 minutos na manhã de quinta-feira (10) na Grande Vitória. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), as prisões foram realizadas na Serra e em Vila Velha.
Os criminosos, identificados como Gildevaldo Silva, Thiago de Souza Amanço e Geraldo Barbosa de Oliveira, foram presos após o cruzamento de imagens das câmeras com fotos cadastradas em Bancos de Dados da Segurança Pública.
A tecnologia, implementada em câmeras do governo do Estado, possibilita a identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto por meio de recursos de inteligência artificial.
Segundo a Sesp, com as prisões, o sistema totaliza 225 prisões desde o início do projeto, em setembro do ano de 2024.
Reconhecimento facial: prisão foi feita na Serra
A primeira prisão foi realizada por volta das 8h20, quando o sistema reconheceu e emitiu o alerta para a presença de Gildevaldo Silva, de 57 anos, localizado no município da Serra.
O suspeito, que é natural de Itarantim, na Bahia, tinha um mandado de prisão preventiva por um homicídio cometido em Jaguaré, na região Norte do Espírito Santo. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Serra.
Outro suspeito tinha dois mandados em aberto por homicídio
Após 10 minutos, às 8h30, Thiago de Souza Amanço, de 35 anos, foi identificado pelo sistema do reconhecimento em Vila Velha. Ele possuia dois mandados de prisão preventiva por homicídio em aberto.
Segundo os processos, Thiago teria ligação com um grupo criminoso que atua no tráfico de drogas no bairro Aparecida, em Cariacica, e teria cometido, com outros comparsas, pelo menos dois homicídios, em 2017.
Durante a abordagem, Thiago tentou enganar os policiais, dando o nome do próprio irmão, mas o sistema, com precisão de mais de 90%, possibilitou aos policiais confirmar a identidade. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Vila Velha.
Foragido da Justiça é localizado
Às 9h05, o sistema emitiu um novo alerta, também na Serra. Geraldo Barbosa de Oliveira, de 53 anos, era procurado após fugir do sistema prisional do Espírito Santo.
Geraldo foi acusado de matar, a marretadas, uma idosa de 84 anos, em 2013, no bairro Feu Rosa. Ele chegou a ser preso após o crime, mas quando progrediu para o regime semiaberto evadiu-se e passou a ser considerado foragido.
Ao ser abordado pelos policiais foi comunicado sobre o mandado de recaptura e encaminhado à Delegacia Regional de Serra.
Todos os três detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Percentuais de pessoas com mandados de prisão em aberto
Segundo informações da Sesp, do total de 225 prisões, até o momento, são destacados percentuais de pessoas com mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas (21%), roubo (16%) e homicídios (10,6%).
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, afirma que os avanços tecnológicos na segurança pública são resultados dos investimentos realizados pelo governo do Estado e robustecem os resultados já alcançados pelo programa Estado Presente.
“Esses resultados demonstram que segurança se faz com tecnologia, inteligência e planejamento. É assim que estamos construindo um Espírito Santo cada vez mais seguro, que está se tornando um exemplo para o Brasil”, disse.