Um tubarão-martelo foi esquartejado no meio da rua, em Guriri, no Norte do Espírito Santo. Vídeos encaminhados para a Polícia Militar Ambiental, nesta sexta-feira (30), mostram homens cortando e limpando o animal, em frente à orla da praia.

Nas imagens, também foi identificada a retirada de diversos filhotes do interior do tubarão, o que indicava que era uma fêmea e estava gestante no momento do abate.

As equipes foram até o local e encontraram três homens que teriam participado da ação, além de partes do animal, identificado como um tubarão-martelo da espécie “Sphyrna mokarran“, classificada como ameaçada de extinção.

Partes do animal foram encontradas por agentes da 3ª Companhia do BPMA (Foto: Batalhão de Polícia Militar Ambiental/Divulgação)

Pescadores disseram que tubarão estava sem vida

Ao ser questionado pela polícia sobre a origem do animal, um dos pescadores envolvidos afirmou que o tubarão foi encontrado sem vida em uma rede de pesca. Segundo ele, o animal foi levado para terra firme para limpeza e comercialização da carne.

No momento da abordagem, os filhotes vistos nos vídeos já não estavam no local e, de acordo com relatos, teriam sido entregues a terceiros não identificados, o que impossibilitou a apreensão.

Os três homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Mateus, juntamente com o material apreendido, para as providências legais cabíveis.

A ocorrência foi enquadrada, no crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que trata da pesca, captura ou manipulação de espécimes da fauna aquática em desacordo com a legislação, especialmente quando se trata de espécie ameaçada de extinção.

Nota da Polícia Militar Ambiental
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória