Um tubarão-martelo foi esquartejado no meio da rua, em Guriri, no Norte do Espírito Santo. Vídeos encaminhados para a Polícia Militar Ambiental, nesta sexta-feira (30), mostram homens cortando e limpando o animal, em frente à orla da praia.
Nas imagens, também foi identificada a retirada de diversos filhotes do interior do tubarão, o que indicava que era uma fêmea e estava gestante no momento do abate.
As equipes foram até o local e encontraram três homens que teriam participado da ação, além de partes do animal, identificado como um tubarão-martelo da espécie “Sphyrna mokarran“, classificada como ameaçada de extinção.

Pescadores disseram que tubarão estava sem vida
Ao ser questionado pela polícia sobre a origem do animal, um dos pescadores envolvidos afirmou que o tubarão foi encontrado sem vida em uma rede de pesca. Segundo ele, o animal foi levado para terra firme para limpeza e comercialização da carne.
No momento da abordagem, os filhotes vistos nos vídeos já não estavam no local e, de acordo com relatos, teriam sido entregues a terceiros não identificados, o que impossibilitou a apreensão.
Os três homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Mateus, juntamente com o material apreendido, para as providências legais cabíveis.
A ocorrência foi enquadrada, no crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que trata da pesca, captura ou manipulação de espécimes da fauna aquática em desacordo com a legislação, especialmente quando se trata de espécie ameaçada de extinção.
Nota da Polícia Militar Ambiental