Jeanderson Bismarque Soares de Almeida, Fabian Alves Martins e Alisson Lemos Rocha, o Russo. Foto: Reprodução/Redes sociais
Jeanderson Bismarque Soares de Almeida, Fabian Alves Martins e Alisson Lemos Rocha, o Russo. Foto: Reprodução/Redes sociais

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) confirmou a morte de mais um suspeito de tráfico do ES durante a Operação Contenção realizada no Rio de Janeiro na última terça-feira (28).

Nesta sexta-feira (31), o governo do Rio de Janeiro atualizou os dados de mortes e detidos na operação, sendo três mortos e três presos capixabas, até o momento.

Jeanderson Bismarque Soares de Almeida foi confirmado como um dos mortos na megaoperação. Além dele, a Sesp já havia informado que Fabian Alves Martins e Alisson Lemos Rocha, conhecido como Russo ou Gordinho do Valão, também morreram na ação.

A Operação Contenção, como foi batizada, foi deflagrada na terça-feira (28), contra integrantes do Comando Vermelho. De acordo com o balanço divulgado pelas polícias do Rio de Janeiro, até o momento, foram confirmadas 121 mortes – destas, quatro de policiais – durante a ação, a mais letal da história do estado.

Os outros três suspeitos de envolvimento com o tráfico capixaba acabaram presos na operação: Rauflan Santos Costa, Cleyton Silvestre Pereira e Cleison Souza Jesus.

Quem são os suspeitos capixabas mortos?

Jeanderson Bismarque Soares de Almeida

Segundo informações divulgadas pela Sesp, Jeanderson, natural de Cachoeiro de Itapemirim, tinha envolvimento com o tráfico de drogas nos bairros Alto Independência e Nossa Senhora Aparecida.

Ele era investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro de Itapemirim, por envolvimento em um homicídio ocorrido em fevereiro do ano passado, pelo qual tinha mandado de prisão em aberto.

Jeanderson era monitorado pela Polícia Civil do Espírito Santo e havia fugido para o Rio de Janeiro há alguns meses. Ele estava escondido no Complexo do Alemão, juntamente com Fabian.

Fabian Alves Martins

De acordo com a Sesp, Fabian tinha mandados de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas, sendo alvo de investigação da DHPP de Cachoeiro de Itapemirim. Ele era ligado ao grupo criminoso que atua no tráfico de drogas no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Fabian também estava envolvido no homicídio ocorrido em fevereiro de 2024, assim como Jeanderson. O suspeito tinha sido alvo de uma operação da Polícia Civil capixaba em abril deste ano, que resultou na prisão de comparsas. Ele fugiu para o Rio de Janeiro, onde estava desde então.

Alisson Lemos Rocha (Russo)

Conhecido como Russo, Alisson era morador de Nova Carapina, na Serra, e tinha envolvimento com o tráfico na região. De acordo com investigações, ele não ocupava cargo de destaque na organização criminosa. Ele ainda estava envolvido em um homicídio cometido em abril deste ano no bairro Residencial Mestre Álvaro, também na Serra.

Três capixabas foram presos na megaoperação

A Sesp confirmou que três suspeitos de envolvimento com o tráfico do Espírito Santo foram presos na Operação Contenção.

A secretária já havia informado a prisão de Rauflan Santos Costa, apontado como operador financeiro de uma facção ligada ao Comando Vermelho em Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo. Ele tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma.

Além dele, foram confirmadas nesta sexta-feira (31) as prisões de Cleyton Silvestre Pereira e Cleison Souza Jesus. Ambos são de Linhares e fugitivos do sistema prisional, desde abril deste ano e dezembro de 2022, respectivamente.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).