Um idoso de 78 anos foi detido após matar um gato a paulada na avenida Beatles, em Cidade Continental, na Serra. Câmeras de segurança registraram o momento em que o animal se aproxima da casa do suspeito e é atingido por um pedaço de pau.

De acordo com moradores da avenida, o gato, chamado Romeu, era dócil e querido na vizinhança.

Fábio, morador da casa que fica em frente onde aconteceu o crime, contou que mantinha uma espécie de guarda compartilhada do gato junto com outros moradores e que cuidava do animal há cerca de um mês e meio.

Veja depoimento do morador:

A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, na tarde de quarta-feira (15), encontrou um membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa, que relatou também ter sido chamado por uma mulher que se apresentou como tutora do gato.

A mulher informou aos militares que o suspeito seria seu vizinho, e que o idoso já havia tentado agredir o animal outras vezes.

Gatinho romeu (Foto/reprodução: TV Vitória)
Gatinho romeu (Foto/reprodução: TV Vitória)

Em nota enviada à reportagem, a PM disse que, em conversa com os policiais, o suspeito admitiu ter arremessado a madeira para fora de sua casa no momento em que limpava o terraço, mas alegou que não tinha a intenção de atingir o animal.

Uma testemunha relatou que viu o idoso atirando a madeira no gato, que estava parado no portão. As imagens da câmera também mostram a cena.

O homem foi levado a 3ª Delegacia Regional da Serra, onde foi autuado em flagrante por maus-tratos a animais majorado por ter sido praticado contra um cão ou gato, com aumento de pena em razão da morte do animal decorrente da violência. O crime é inafiançável e prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

O idoso foi em seguida encaminhado ao Centro de Triagem, localizado no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, em Viana.

*Com informações da repórter Rafaela Patrício, da TV Vitória/Record.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.