Polícia

Vitória não registra homicídio no mês de abril pela primeira vez em 29 anos

Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996

Departamento-médico-legal Polícia-civil
Suspeito foi detido pela Polícia Civil (Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória)

A cidade de Vitória, pela primeira vez em 29 anos, encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. Segundo a Prefeitura da capital capixaba, o marco histórico foi registrado no mês de abril.

Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.

Leia também:

> Mais de 280 kg de carne e 320 produtos vencidos são apreendidos em supermercados na Serra

> Idoso faz furo em parede e tenta incendiar casa de vizinhos com botija de gás em Vitória

Em comparação com os anos anteriores, o mês de abril de 2024 terminou com 12 mortes, enquanto que foram contabilizados 11 assassinatos ao longo de abril de 2023.

A administração da capital descreveu que a redução é fruto do resultado de um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal.

Além disso, no acumulado do ano, a cidade registrou queda de 60% nos crimes de homicídios se comparado com o ano anterior. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca que a atuação da Guarda de Vitória tem sido fundamental para alcançar o resultado.

Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes, destacou Amarílio Boni.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, destacou que o Programa Estado Presente tem focado atuação nas áreas que possuem ações criminosas, gerando reforço nas forças de segurança.

Com o reforço das forças de segurança temos o enfraquecimento das facções criminosas nesses locais. Temos feito ações nas regiões metropolitanas como prisões qualificadas de pessoas relevantes, ações para enfrentar a lavagem de dinheiro e prisões de lideranças das facções

Entretanto, mesmo com o resultado positivo alcançado no mês de abril, o secretário descreve que o trabalho das forças de segurança nunca acaba.

“O trabalho nunca acaba, independente da avaliação de um mês. Temos mapeado as regiões mais vulneráveis em Vitória como: Complexo da Penha, Orla de Santo Antônio e São Pedro”.

Governador comemora resultado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou nas redes sociais o marco histórico que não acontecida há 29 anos. Ele descreveu que a ação foi fruto do trabalho integrado do Programa Estado Presente e demais instituições.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória