
No comando
Ferraço, devido às suas constantes trocas de humor, não desperta muita simpatia entre os interlocutores do Palácio Anchieta, que defendem um nome que não daria tanto trabalho para o Governo. Uma das opções é a deputada Luzia Toledo (PMDB), mas jura de pés juntos que não é candidata.
Força
A PEC que acaba sendo favorável à candidatura de Ferraço já tem assinatura de vários deputados. Na próxima semana, a tendência é de que o número aumente. A semana no Legislativo promete ser agitada ainda com a discussão sobre o abono de R$ 2 mil para os servidores.
Bloco formado
Na Câmara de Vila Velha, a disputa pela presidência indica que, se o prefeito eleito Rodney Miranda (DEM), não intervir, o atual presidente, Ivan Carlini (PR), vai mesmo ser reeleito. Tem vereador por lá achando que é voto vencido e não quer apenas uma andorinha no verão canela-verde.
Estratégia
Na próxima quarta-feira (21), em Vitória, políticos e empresários capixabas vão se reunir para discutir prioridades nas agendas dos futuros prefeitos e do governo estadual. Entre os temas, o rateio dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) e Reforma Tributária. O ex-ministro de Planejamento Michal Gartenkraut será um dos palestrantes do encontro.
No poder
A deputada Rose de Freitas (PMDB) assumiu na última sexta-feira a presidência da Câmara dos Deputados. É que a presidente da República, Dilma Roussef (PT), e o vice, Michel Temer (PMDB), estão em viagem oficial fora do país. Com isso, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT), assumiu o Planalto. Rose deve ser uma das candidatas a presidência da Casa. Ela fica até o dia 19 de novembro, a maior tempo que já ficou no cargo.