Política

Adiada em 30 dias na Câmara de Vereadores a decisão sobre a abertura de farmácias 24 horas todos os dias

Ministro argumentou que cabe ao município decidir sobre o tema

Foto: internet

Os moradores de Colatina vão esperar ainda mais por uma decisão dos vereadores para saber se todas as farmácias poderão funcionar 24 horas todos os dias . Por enquanto, quem precisa de remédios depois das 20h depende da escala de plantão.

O projeto seria votado na sessão desta segunda-feira (03), mas três vereadores pediram vista alegando que o projeto tem que ser melhor discutido com a população .

Os vereadores que pediram vista votam Audréia e Tom, do Solidariedade, e Jorge Guimarães do PSD. Eles pediram mais tempo para analisar o projeto, e a proposta saiu da pauta de votação.Cada um vai ter até dez dias para analisar o projeto e ele voltar a pauta.

Enquanto isso apenas as farmácias que estão no rodízio de plantão poderão funcionar após às 20 horas  e as farmácias 24 horas estão proibidas.

Desde 2013 uma lei municipal determina que apenas as farmácias do rodízio de plantão podem funcionar depois 20 horas . Por semana são três farmácias do centro e uma em São Silvano . Com isso, outras farmácias estão proibidas de funcionar 24 horas.

Há dois anos, prefeito Sérgio Meneguelli enviou um projeto à Câmara de Vereadores propondo  mudanças .Qualquer farmácia estaria autorizada a funcionar 24 horas, desde que, o rodízio também fosse mantido. Três farmácias conseguiram autorização na Justiça, e estavam funcionando 24 horas todos os dias. 

A Associação Colatinense de Farmácias recorreu, e o Supremo Tribunal Federal derrubou essa decisão . O ministro Alexandre de Moraes argumentou que não cabe à Justiça decidir sobre esse tema, e sim ao município.