Coletiva de imprensa com Arnaldinho e Aécio Neves (foto: Vitor Carvalho)
Coletiva de imprensa com Arnaldinho e Aécio Neves (foto: Vitor Carvalho)

O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, anunciou, durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (04), a filiação do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ao partido. O prefeito também vai comandar o ninho tucano no Estado e recebeu, do dirigente nacional, a chancela para tocar a pré-candidatura ao governo do Estado.

Participando por meio de videoconferência da coletiva, o presidente elogiou a gestão de Arnaldinho em Vila Velha, citando afinidades entre eles. Disse que a entrada do prefeito ao partido vem ao encontro do seu objetivo de tornar o PSDB “protagonista da política nacional”.

“Nosso projeto de revigorar o PSDB se fortalece e muito com a chegada ao partido do prefeito Arnaldinho e do deputado Victor Linhalis, que vai aguardar pouquíssimos meses para se filiar ao partido, mas também estará conosco. Vejo neles enorme afinidade com aquilo que nós pensamos, seja em relação à gestão pública, seja em relação à gestão política equilibrada, serena e sensata. Corajosa, mas respeitosa em todos os aspectos”, afirmou.

Contemporâneo a Paulo Hartung quando governador, Aécio chegou a comparar o seu governo em Minas e o governo de Hartung no Estado à gestão de Arnaldinho, citando que via marcas em comum.

Aécio participou da coletiva por videoconferência

“Fui colega de Paulo Hartung (…) Fomos reeleitos em 2006, numa das maiores votações do país com mais de 70% de aprovação, e tivemos uma marca comum de gestão: resultado, equipes qualificadas e técnicas. Algo que traz uma certa atualidade com a gestão que o Arnaldo vem fazendo em Vila Velha, focada em resultados, metas, por gente qualificada em cada área”, avaliou.

Antes de anunciar que o prefeito teria espaço para disputar o governo do Estado, Aécio disse que tem feito pesquisas, pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV) – instituto do PSDB, que Aécio comandou até tomar posse como presidente nacional do ninho –, e que o Espírito Santo seria o estado que mais almeja por renovação política.

“Eu convidei o prefeito Arnaldinho com o deputado Victor Linhares para estarem conosco na construção desse novo PSDB que está nascendo. Não foi uma decisão isolada, foi uma decisão coletiva de todos nós que enxergamos em você todas as condições de liderar o nosso projeto no Estado. Sei dos seus anseios, das suas justas ambições, e quero dizer que a partir desse instante, com o apoio da direção nacional do PSDB, você passa a assumir a presidência estadual do PSDB no Espírito Santo. Em ato contínuo, tem a autorização da direção nacional do partido para se colocar como pré-candidato ao governo do Estado”.

Aécio também mencionou a pré-candidatura de Luiz Paulo ao Senado, afirmando que também teria o apoio da direção nacional. Veja o vídeo:

E as alianças firmadas?

Questionado sobre como ficariam as alianças firmadas pelo PSDB-ES que, sob o comando de Vandinho, anunciou que estaria no mesmo palanque de Casagrande e apoiando a pré-candidatura de Ricardo Ferraço ao governo do Estado, Aécio disse que é legítimo que o PSDB busque o seu caminho.

“Nós fizemos questão de tomar essa decisão agora porque não se iniciou formalmente ainda o processo eleitoral (…) Casagrande é um amigo de muitos anos, o vice-governador, Ricardo Ferraço, foi um colega no Senado, foi eleito vice-governador duas vezes pelo PSDB, infelizmente nos deixou duas vezes, isso é legítimo, como é legítimo que o PSDB busque o seu caminho. O que eu percebo é que ao longo desses anos o PSDB muito mais apoiou do que foi apoiado”, afirmou.

Ele disse também que caberá a Arnaldinho definir o rumo do partido no Estado, como as alianças a serem formadas. Mas, a construção deverá ser submetida à direção nacional.

“A partir desse instante, quem fala em nome do PSDB é o presidente Arnaldo Borgo Filho e a executiva (…) Não estou antecipando cenários, sei que o Arnaldo tem proximidade grande com Casagrande, no momento limite de tomada de decisão, essa construção será submetida à direção nacional para sua homologação, como acontece em todos os estados”.

Como ficou a Executiva

Arnaldinho vai presidir uma comissão provisória com vigência por tempo indeterminado. Não há previsão de eleição para um diretório definitivo. O deputado estadual Vandinho Leite, que até então presidia a legenda, não entrou nos principais postos de comando.

  • Presidente: Arnaldinho Borgo
  • Vice-presidente: Thomaz Tommasi
  • Secretário-geral: Sérgio de Souza Freitas (assessor do deputado Victor Linhalis)
  • Tesoureiro: Rodrigo Cesar Cardoso
  • Presidente do ITV e presidente do PSDB de Vitória: Luiz Paulo Vellozo Lucas

LEIA TAMBÉM:

Arnaldinho vai se filiar ao PSDB e comandar o partido no ES

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.