Política

Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU

Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU
Alckmin diz que recebeu documento de retratação da ONU

São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou uma carta de retratação ao governo paulista em que desautorizou as críticas à gestão estadual pela falta de água, segundo informou nesta sexta-feira, 24, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

“A ONU já se retratou”, explicou o governador, após ser questionado por jornalistas se esperava uma retratação formal da organização após o governo enviar ofício de contestação. “Ela mandou um documento informando que a vinda daquela senhora aqui não representava a ONU. A última missão oficial para o meio ambiente aqui foi em 2013”, disse.

“Não tem problema nenhum em falar. Só não pode falar mentiras. Falaram, por exemplo, que o índice de perda de água da Sabesp estava em 40%, mas são 20%. Ninguém se reuniu com o governo nem com a Sabesp para ouvir”, reclamou o governador.

Em agosto, a relatora da ONU para o direito à água, a portuguesa Catarina Albuquerque, acusou o governo de não estar cumprindo seu dever de garantir o acesso à água à totalidade da população. Ela considerou que a falta d’água em São Paulo não era culpa apenas da falta de chuvas. Embora tenha considerado que a gravidade da seca seja um fator importante, indicou que a falta de planejamento e investimentos também contribuíram para a dificuldade de abastecimento.