Na próxima segunda-feira (13) se encerra o prazo para que os prefeitos eleitos nos 78 municípios do Espírito Santo definam e protocolem a chapa – ou as chapas – da nova diretoria que ficará a frente da Amunes, a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo.
Mas, afinal de contas, qual a função da Amunes e a representatividade dela na vida dos políticos? O Folha Vitória vai explicar a importância da Associação para a sua cidade.
Fundada em 1972 com o nome de Associação Capixaba dos Municípios (ACM), a Amunes tem como função básica discutir e debater os interesses comuns de todos os municípios capixabas perante os governos Estadual e Federal, entes federados e demais instituições públicas.
“Um exemplo recente de uma conquista da Amunes para os municípios capixabas foi o aporte financeiro de R$ 42 milhões que conseguimos junto ao Governo do Estado para desenvolver o Programa de Saúde da Família nas cidades do Espírito Santo”, revelou Dalton Perim, atual presidente da Associação e ex-prefeito de Venda Nova do Imigrante.
Segundo Perim, a Amunes também atua como representante nos debates com as agências reguladoras, nos debates de iluminação pública, “temas que existem em todos municípios”, completa.
Eleições
O mandato da diretoria executiva da Amunes, que é composta por presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário, é de dois anos e a diretoria pode ser reeleita, contanto que todos ainda continuem exercendo seus mandatos como prefeito.
De acordo com Perim, a presidência da Amunes é disputada por dois tipos de prefeitos, os que querem representar a Associação e os que desejam aumentar sua visibilidade e representatividade perante aos demais prefeitos e ao governo.
A próxima eleição está marcada para o dia 28 deste mês e os eleitos já tomam posse após a votação. Via de regra, a eleição é realizada em chapa única, após todos os prefeitos interessados nos cargos – principalmente no de presidente – chegarem a um consenso.
No momento, os nomes ventilados como pretendentes ao cargo são os de Gilson Daniel, prefeito reeleito de Viana, Juninho, reeleito em Cariacica, e Guerino Zanon, que assumiu recentemente a prefeitura de Linhares.