
O vereador Dr. Willian Miranda (União) vai assumir a presidência da Câmara da Serra. Ele é o atual 1º vice-presidente e comandará a Casa de forma interina assim que o Parlamento for notificado da decisão liminar da Justiça que afastou, nesta terça-feira (23), quatro vereadores do município, entre eles, o presidente Saulinho (PDT), por suspeita de corrupção.
Além de Saulinho, também foram afastados os vereadores Cleber Serrinha (MDB), Wellington Alemão (Rede) e Teilton Valim (PDT.
A informação foi confirmada à coluna De Olho no Poder pelo procurador-geral da Câmara da Serra, Anderson Litig, após especulações de bastidores sobre uma possível nova eleição da Mesa Diretora da Câmara, com o afastamento do presidente.
Anderson disse que, regimentalmente, está descartada uma nova eleição e citou o artigo 25 do Regimento Interno, que diz: “O 1º vice–presidente substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos e será substituído, nas mesmas condições, pelo 2º vice–presidente”.
Willian é advogado, especialista em Direito de Família e está em seu segundo mandato como vereador. Começou sua trajetória política em 2016, quando tentou ser vereador pelo PMN. Obteve 1.160 votos, mas não foi eleito.
Em 2020 tentou de novo, dessa vez pelo PL, e com 2.188 votos conseguiu conquistar uma cadeira no Parlamento do maior município do Estado. No ano passado foi reeleito, dessa vez pelo partido União Brasil, com 3.176 votos.
Dr. Willian deve assumir logo após a Câmara ser notificada da decisão, segundo informou o procurador. A coluna De Olho no Poder ainda não conseguiu contato com o vereador.
Outros cargos da Mesa
Além do presidente, os 1º e 2º secretários da Mesa Diretora – os vereadores Cleber Serrinha (MDB) e Wellington Alemão (Rede) – também foram afastados por determinação judicial.
No caso desses postos, Anderson explicou que caberá ao presidente interino indicá-los. A previsão da indicação está prevista no artigo 16 do Regimento Interno e não atribui critérios para a escolha, que deverá ser livre.
O procurador-geral também afirmou que a 2ª vice-presidente, Raphaela Moraes (PP), continua no mesmo cargo, porém, assumirá a presidência na ausência de Dr. Willian.
LEIA TAMBÉM:
Justiça decide afastar 4 vereadores da Serra denunciados por corrupção