Após polêmica com LGBTs, Luciano Gagno reassume Cultura em Vitória Após polêmica com LGBTs, Luciano Gagno reassume Cultura em Vitória Após polêmica com LGBTs, Luciano Gagno reassume Cultura em Vitória Após polêmica com LGBTs, Luciano Gagno reassume Cultura em Vitória
Após polêmica com LGBTs, Luciano Gagno reassume Cultura em Vitória

O advogado e ex-secretário de Cultura de Vitória Luciano Gagno, que deixou a pasta no início de julho após polêmica por conta de uma denúncia de LGBTfobia, reassumiu a secretaria nesta segunda-feira (29). A nomeação consta em publicação do Diário Oficial do município de Vitória de hoje.

Luciano pediu exoneração após a ativista Deborah Sabará registrar um boletim de ocorrência o acusando de falas preconceituosas. Segundo ela, durante uma reunião, atendendo a uma solicitação da OAB-ES, em que foi cobrada uma resposta da Secretaria de Cultura sobre possível apoio à Gold – ONG administrada pela ativista e responsável por organizar o “XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+”, o secretário e o subsecretário da pasta teriam sido preconceituosos em suas falas.

“O secretário Luciano e o subsecretário Thiago responderam que a gestão não pode se comprometer com este tipo de bandeira, que a gestão será cobrada por vereadores, caso apoie este evento de bandeira LGBTIQA+, e que a gestão não vai disponibilizar recursos públicos para eventos com essa temática”, escreveu Deborah, à época, em suas redes sociais.

Na reunião Deborah teria dito que outros eventos, como Festa de São Pedro, Festa da Penha, festas juninas e festas de igrejas teriam recebido recursos públicos e questionou o valor do cachê ao cantor Alemão do Forró, que se apresentou na Festa de São Pedro. Mas não houve consenso na reunião.

Luciano deixou o cargo negando ter desrespeitado a população LGBTQIA+. “Manifesto categoricamente meu irrestrito respeito por toda a população LGBTQIA+ e afirmo que, em momento algum houve qualquer declaração ou conduta de minha parte que pudesse levar a outra interpretação. Com o objetivo de possibilitar a isenção na apuração dos fatos alegados, solicitei meu desligamento do cargo.”

 

Prefeitura alega que investigação não apontou crime

A Prefeitura de Vitória foi questionada sobre o retorno do gestor e respondeu, por meio de nota, que a investigação aberta contra Luciano não teria encontrado condutas que pudessem caracterizar crime e que o Ministério Público deu parecer de arquivamento do caso, no último dia 23.

Leia a nota da Prefeitura na íntegra:

O posto de secretário municipal de Cultura voltará a ser ocupado pelo então titular da pasta, Luciano Gagno, a partir desta segunda-feira (29).

Ele havia se desligado voluntariamente do cargo no dia 8 de julho, conforme publicação no Diário Oficial do Município, para permitir a investigação isenta de ocorrência registrada na Delegacia Regional de Vitória para apurar suposto preconceito, durante processo que onde fora solicitado repasse financeiro da PMV para a realização da Manifestação em relação à população LGBTQIA+.

Luciano Gagno / Instagram

Após a devida apuração dos fatos, a autoridade policial não vislumbrou condutas que pudessem caracterizar crime. Diante da ausência do lastro probatório mínimo, o procedimento foi encaminhado à apreciação da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória com sugestão de arquivamento do mesmo.

No dia 23 de agosto, o representante do Ministério Público do Espírito Santo proferiu parecer manifestando-se pelo arquivamento do procedimento investigatório, diante da inequívoca atipicidade de conduta praticada por Luciano Gagno em relação ao delito de homofobia/transfobia.

Na decisão, o promotor ainda justificou que qualquer evento realizado em espaços públicos dependem de licenciamento prévio do município. Ao mesmo tempo, a negativa de liberação de verbas públicas não inviabilizou a realização do Manifesto, no dia 31 de julho.

Diante do exposto e após o devido processo legal e a devida apuração dos fatos, Luciano reassume a pasta da Cultura, nesta segunda-feira (29).

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.