
Renzo se reúne com o governo do ES de novo
O movimento de aproximação entre o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), e o governo do Estado anda de vento em popa. Na manhã de quinta-feira (04), o prefeito se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB) e com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), no Palácio Anchieta.
Renzo chegou a postar foto do encontro em suas redes sociais: “Colatina em 1º lugar. Hoje pela manhã a agenda foi no Palácio Anchieta, a convite do nosso governador Casagrande e do vice-governador, Ricardo Ferraço. À mesa, falamos das prioridades para o povo colatinense, projetos de futuro para nossa cidade e diálogo forte entre governo e prefeitura para deixarmos nossa Colatina ainda melhor”, escreveu.
É o segundo encontro entre eles em menos de uma semana. O primeiro foi na última segunda-feira (1º), quando Renzo e Ricardo almoçaram juntos e depois o prefeito acompanhou o vice e o governador num evento empresarial em Vitória.
A aproximação tem duas finalidades. A primeira é abrir caminho para investimentos do Estado em Colatina. O PSD não faz parte da base aliada e prefeito e governador se afastaram durante a campanha eleitoral do ano passado, quando Casagrande apoiou outro candidato à Prefeitura de Colatina – o ex-prefeito Guerino Balestrassi (MDB), que perdeu a reeleição.
E a segunda é firmar uma aliança com o PSD para 2026. O partido, hoje, é próximo do Republicanos, que tem pré-candidato ao governo também – o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) –, mas ainda não definiu de que lado caminhará no ano que vem.
Renzo, que preside o PSD no Estado, está com reunião pré-agendada, para os próximos dias, com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, para definir a situação do PSD capixaba.
O partido abriga o ex-governador Paulo Hartung que, embora tenha dado sinais que não disputará as eleições no ano que vem, tem o sinal verde de Kassab para concorrer ao que quiser pela legenda no Estado.
***
Mazinho pede carta de anuência para deixar o PSDB

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que já tinha anunciado que deixaria o PSDB, encaminhou hoje ao novo presidente estadual da sigla, o prefeito Arnaldinho Borgo, um pedido oficial para se desfiliar da legenda.
Ele pediu uma carta de anuência, ou seja, uma autorização oficial em que o partido se compromete a não reivindicar o mandato do parlamentar.
Com a carta em mãos, Mazinho pretende ingressar na Justiça Eleitoral pedindo autorização para deixar a legenda. Isso é necessário porque o mandato pertence ao partido e desfiliação pode configurar infidelidade partidária, o que leva o parlamentar a perder o mandato.
Na mensagem que enviou ao prefeito de Vila Velha, Mazinho disse que não se sente confortável em continuar na legenda. O deputado é totalmente contrário à forma como o diretório estadual foi “tomado”, segundo ele.
“Pelo que li na imprensa, hoje se inicia seu mandato na Executiva Estadual do PSDB/ES. Considerando que essa construção ocorreu sem participação ou diálogo com as lideranças locais que vinham trabalhando na reorganização do partido desde as eleições de 2022 e 2024, não me sinto confortável em permanecer na sigla”, escreveu Mazinho ao prefeito.
Ele terminou a mensagem desejando “sucesso ao novo projeto”.
Arnaldinho ainda não respondeu ao deputado, mas disse ontem (04), em coletiva de imprensa, que iria tentar manter os parlamentares na legenda.
***
Cael quer ser prefeito?

O vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis (PSB), é quem irá assumir a prefeitura se Arnaldinho Borgo (PSDB) decidir renunciar ao mandato de prefeito, em abril do ano que vem, para disputar o Governo do Estado.
Durante a coletiva de imprensa, que anunciou a filiação de Arnaldinho ao PSDB, Cael foi questionado se gostaria de ser prefeito. Ele elogiou Arnaldinho, disse que ele tem o perfil que o Espírito Santo almeja para o governo do Estado e ainda que não está preocupado se irá assumir ou não o comando de Vila Velha.
“O Espírito Santo é um dos estados em que as pessoas anseiam por coisas novas, juventude, ímpeto, coragem. E eu vejo essas características no prefeito Arnaldo. Não tenho nenhuma preocupação em ser ou não prefeito, eu sou parte integrante desse projeto. A decisão que for tomada pelo grupo eu vou cumprir e não tenho dúvida nenhuma que a gente vai continuar avançando”, afirmou Cael.
Integrante histórico do PSB e aliado de muitos anos do governador Renato Casagrande, Cael fez questão de frisar que o grupo político de Vila Velha pertence a um “grupo maior”. “Tenho a convicção e a clareza que a gente faz parte de um grupo bem maior que é o grupo do governador Casagrande”.
Cael também é pai do deputado federal Victor Linhalis, que já foi vice-prefeito e hoje é o principal aliado de Arnaldinho na bancada federal capixaba. Victor vai se filiar ao PSDB na janela partidária. Já o vice-prefeito não deu indícios de que pretenda trocar o ninho da pomba pelo do tucano.
***
Reforço na advocacia eleitoral

O escritório Abreu Júdice Advogados vai reforçar o time que irá trabalhar pesado nas eleições do ano que vem. Na última segunda-feira (01), o escritório anunciou que passará a atuar com advocacia eleitoral, atendendo a classe política.
Para marcar o lançamento do novo ramo do escritório, que está prestes a completar 50 anos de atuação, foi realizado um evento com o painel “Eleições 2026: Desafios e Perspectivas”, com a presença do advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto como palestrante.
Entre outras coisas, Tarcísio falou sobre os desafios normativos e políticos que se avizinham para 2026.
Do jeito que a pré-campanha já anda acirrada, a previsão é que os advogados eleitorais tenham muito trabalho no ano que vem.
LEIA TAMBÉM:
Arnaldinho promete apoio a Casagrande, mas não descarta disputar contra Ricardo
Aécio chancela pré-candidatura de Arnaldinho ao governo do Estado