O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), anunciou que dois novos concursos públicos serão realizados no município neste ano de 2026. O primeiro deles será para o magistério, e o segundo, para o cargo de auditor fiscal.
“Vamos abrir novos concursos na cidade de Vila Velha, principalmente na área da pedagogia. Já estamos fazendo o levantamento para que a gente possa fazer o anúncio em breve. Quem está estudando pode se preparar que vai ter concurso para professor na cidade de Vila Velha. […] Um dos cargos que a gente também sabe que vai ter com certeza é de auditor fiscal.”
A declaração do gestor se deu durante entrevista à colunista do Folha Vitória Fabi Tostes para o Cidades e Desafios. Esta é a primeira de uma série de conversas com os prefeitos da Grande Vitória sobre as entregas desde o início dos mandatos e o que ainda está por vir.
Segundo Arnaldinho, todas as secretarias municipais estão realizando estudos para identificar a necessidade de novos cargos efetivos. Além disso, os classificados no último concurso da Guarda Municipal devem começar a atuar na cidade canela-verde em abril, assim que finalizarem o curso de formação.
A seguir, confira os principais anúncios e projetos do prefeito de Vila Velha para este ano.

Morro do Moreno
Um dos assuntos abordados na entrevista foi o projeto de urbanização do Morro do Moreno, que começou com entraves na Justiça. Segundo Arnaldinho, assim que as intervenções foram liberadas, a obra começou. A previsão é que o projeto seja entregue até o fim do ano.
“É uma obra que vai transformar a vida das pessoas na cidade, vai transformar a característica turística da cidade e também do Espírito Santo. Nós estamos falando que você vai subir e vai chegar até o topo com drenagem, pavimentação e iluminação. Vai ter o receptivo com centro de atendimento ao turista, com guarda municipal permanente, com meio ambiente permanente, equipe de fiscalização…”
O chefe do Executivo canela-verde também disse que o projeto, que prevê também sete mirantes e cafeteria, deve ser entregue com uma alteração em relação ao que havia sido apresentado anteriormente.
“Agora nós estamos na dúvida e fazendo o estudo para decidir o que será melhor aplicado: ou o bonde, ou o teleférico. E hoje já posso falar que está mais (viável) o teleférico, que não vai agredir o meio ambiente.”
Casa da Mulher Brasileira
Promessa para o ano de 2025, a Casa da Mulher Brasileira deve ser entregue em abril. Questionado sobre o atraso na entrega do equipamento, Arnaldinho disse que o repasse financeiro do governo federal “não foi na velocidade da obra”.
“Quando (o repasse dos recursos) não é na velocidade da obra, a gente tem que segurar um pouco mais. Quando o dinheiro vier, é pagar a fatura, e conseguir fazer a entrega. Então não foi motivo do município, e sim motivo que o recurso não chegou.”
A casa, segundo o prefeito, vai funcionar acolhendo as mulheres vítimas de violência doméstica e oferecendo o suporte necessário para entrar em contato com a polícia, o Ministério Público, a Justiça e demais órgãos.
Infraestrutura
Vila Velha ainda terá entregas de infraestrutura em 2026. Serão mais sete quilômetros de nova orla de Nova Ponta da Fruta a Interlagos, com ciclovia, pavimentação, drenagem e parque linear, conforme Arnaldinho.
Também são previstos corredores de mobilidade urbana para lidar o Terminal de Vila Velha à Praça do Ciclista, passando pelos bairros Soteco, Boa Vista, Coqueiral de Itaparica, Santa Mônica, e as avenidas João Mendes e Salgado Filho.
“Isso coloca a ciclovia no canteiro central, requalifica toda a pavimentação e drenagem e também (implementa) calçadas acessíveis. São 14 quilômetros de requalificação só desse corredor, que sai do Terminal de Vila Velha e chega até a Praça do Ciclista interligando com a ciclovia da Orla.”
Além disso, o prefeito pretende, em breve, licitar a ligação da Ponte da Madalena a Interlagos, para que toda a orla canela-verde esteja conectada. “Então você vai sair lá da Praia da Costa e vai conseguir chegar na divisa com o Guarapari através da ciclovia à beira-mar.”
Arnaldinho Borgo também falou sobre a disputa ao governo do Estado nas eleições de outubro, e entregas próximas para as áreas de educação, saúde e segurança.