As movimentações partidárias para formar chapas rumo aos parlamentos

Coronel Wagner se filia ao Republicanos

Enquanto as decisões sobre as candidaturas majoritárias são adiadas para o ano que vem, a busca por nomes para compor as chapas estadual e federal estão a todo vapor.

Na tarde de segunda-feira (15), o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, filiou Coronel Wagner para disputar uma vaga à Assembleia. Coronel Wagner é da reserva do Corpo de Bombeiros do Estado e já tem uma trajetória em eleições.

Em 2020, Wagner foi candidato a prefeito de Vila Velha, pelo PL, e ficou em 4º lugar, com 13.661 votos.

Em 2022, ele disputou uma vaga de deputado federal, pelo Republicanos, e teve 13.379 votos. Como ainda era militar da ativa, teve de se desfiliar. Mas, retorna agora ao ex-partido. “Eu busquei o Republicanos”, disse Wagner.

***

Philipe Lemos confirma filiação ao Podemos

Philipe Lemos se filia ao Podemos

Confirmando cotação da coluna De Olho no Poder na última sexta-feira (12), o jornalista Philipe Lemos se filiou ao Podemos e assinou o livro de pré-candidaturas para a Câmara Federal.

Philipe, que é ex-secretário de Turismo, estava filiado ao PDT e também disputou, em 2022, vaga de deputado federal.

Embora tenha tido uma boa votação (45.260 votos), o partido não conseguiu obter o número mínimo de votos para ter direito a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

***

Presença de Donato chamou a atenção

Messias Donato (blusa preta) participou de encontro do Podemos

O deputado federal Messias Donato (Republicanos) participou do Encontro Estadual do Podemos, no último sábado (13), o que levantou especulações de que ele poderia trocar de legenda na próxima janela partidária.

Donato faz parte do grupo político do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, por sua vez, apoia o projeto do governador Renato Casagrande (PSB) ao Senado e do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) ao Palácio Anchieta.

Como o Republicanos vai caminhar do lado oposto ao de Casagrande nas eleições do ano que vem, é bem provável que o deputado troque de partido para não criar atritos com o padrinho político. Ele é pré-candidato à reeleição.

No evento do Podemos, também estiveram presentes os deputados estaduais Fabrício Gandini (PSD) e Bruno Resende, que se comprometeram a filiar ao partido em março.

***

Ausências notadas

Por outro lado, as ausências do deputado federal Victor Linhalis (Podemos) e do senador Marcos do Val (Podemos) ao evento do partido também foram notadas.

Segundo a assessoria do Podemos, Victor chegou a confirmar a presença no evento, tendo a legeda até publicado uma postagem no Instagram sobre a ida dele. Mas, ele não foi e não teria dado justificativa.

Há duas semanas, Victor anunciou que se filiaria ao PSDB na próxima janela partidária, em março, para acompanhar o aliado e prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, que se tornou o presidente da sigla no Estado.

Victor ainda não teria comunicado o partido sobre uma eventual saída e, por isso, chegou a ser mencionado pela presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que participou do evento estadual.

Com relação a Do Val, o Podemos ainda não se pronunciou se irá dar legenda para o senador disputar a reeleição. Até o momento, o compromisso público do Podemos está em formar chapas estadual e federal e apoiar Casagrande ao Senado e Ricardo Ferraço ao governo.

Não há definição, até o momento, sobre a posição do partido com relação à segunda vaga do Senado na disputa.

***

Enfermagem mobilizada

Douglas Lírio (foto: divulgação)

Conselheiro e tesoureiro do Coren-ES, o enfermeiro Douglas Lírio tem sido cotado para ser o representante da enfermagem capixaba na Assembleia Legislativa.

A categoria – que conta com aproximadamente 57 mil profissionais no Estado – tem se articulado para unir forças e conseguir eleger um nome no ano que vem.

Parte da mobilização estaria sendo realizada por dirigentes de sindicatos dos profissionais da saúde, que buscam apoio em pautas como a valorização profissional – tanto na remuneração quanto na segurança, já que muitos profissionais são alvos de violência.

Ao menos cinco partidos – dois de direita, um de centro e dois de esquerda – já teriam aberto negociações para a filiação de Douglas, que está animado.


“O interesse dos partidos mostra que a enfermagem está se tornando protagonista de um debate político que sempre ficou invisível. Nunca tivemos um representante direto. Se a categoria acredita que é hora de ocupar esse espaço, isso precisa ser construído com transparência, responsabilidade e diálogo”, afirmou o enfermeiro.

LEIA TAMBÉM:

Podemos anuncia filiação de deputados e de nomes do governo Casagrande para 2026

Canal de Camburi, escola no Romão e concurso em estudo: as prioridades de Vitória para 2026

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.