Política

Ato pró-Bolsonaro mira em eleições, ex-prefeita na disputa da Ales e as férias de Euclério

Manifestação foi convocada pelo senador Magno Malta que discursou contra o STF. Já Erick Musso fez uma fala de união da direita

Leitura: 5 Minutos
Magno Malta discursa em ato de Vila Velha (foto: Ascom/Magno Malta)
Magno Malta discursa em ato de Vila Velha (foto: Ascom/Magno Malta)

Ato em favor de Bolsonaro em Vila Velha mira STF e eleições 2026

O senador Magno Malta (PL) organizou, neste domingo (20), um ato em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Vila Velha. A manifestação ocorreu em vários estados do País e vem após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente.

Na última sexta-feira (18), Bolsonaro foi alvo de um mandado de busca e apreensão, a mando do Supremo Tribunal Federal, em sua residência e da imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de usar redes sociais.

Ele e o filho Eduardo Bolsonaro são investigados pelos crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional. Está sob investigação se Eduardo agiu para prejudicar o País junto ao governo dos Estados Unidos.

Na manifestação de Vila Velha, um trio elétrico foi posicionado em frente a um posto de gasolina na Praia da Costa, de onde alguns políticos discursaram. “A nossa pauta é liberdade, legado de Jair Bolsonaro, anistia e nosso repúdio ao Supremo Tribunal Federal”, disse Magno Malta.

Além do senador, também participaram o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso; o presidente estadual do Novo, Iuri de Aguiar, e o deputado federal Evair de Melo (PP), entre outras lideranças políticas.

A concentração ocorreu às 12 horas e terminou por volta das 17h, com uma carreata pelas ruas de Vila Velha. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) estimou que cerca de 300 pessoas participaram da manifestação, que foi pacífica.

Os manifestantes foram vestidos de verde e amarelo, com bandeiras do Brasil, cartazes e faixas de “Fora Lula”.

“Direita unida”

Erick divulgou em suas redes sociais e grupos de conversas sua participação no ato em Vila Velha. Durante o discurso, ele destacou a união da direita, falou contra a esquerda e contra o que chamou de “arbitrariedades contra o nosso povo”.

“A nossa união é o que dará bons frutos para o estado do Espírito Santo e mandará um recado à nossa nação”, disse Erick, apontando para as eleições do ano que vem, além da defesa das bandeiras bolsonaristas. O ex-presidente da Assembleia fez questão de citar os nomes de Magno, Iuri e Evair ao falar de união.

***

Quem vai presidir a Invest-ES?

Vidigal, Casagrande e Salume (Foto: X/@Casagrande_ES)

O governador Renato Casagrande (PSB) ainda não definiu quem ficará no lugar do empresário Rogério Salume à frente da Invest – a agência criada pelo governo para atrair investimentos para o Estado.

Salume tinha sido anunciado em maio para presidir a agência, mas o governador decidiu que ele irá substituir Sergio Vidigal (PDT) no comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

Vidigal pediu para deixar a pasta para voltar a ser médico, cuidar do PDT e também apoiar uma possível candidatura do filho Serginho Vidigal a deputado federal no ano que vem.

O anúncio da mudança foi feito pelo governador na última sexta-feira e a nomeação foi publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial.

***

Ex-prefeita na disputa da Ales

Flávia Cysne

A subsecretária de Estado do Turismo, Flávia Cysne (PSB), vai disputar vaga de deputada estadual no ano que vem. Ex-prefeita de Mimoso do Sul por dois mandatos, é a primeira vez que Flávia disputa o Legislativo estadual.

“Espero contribuir com um debate saudável e produtivo para o nosso Espírito Santo”, disse a ex-prefeita, que formará chapa com outros medalhões do partido – aliás, tudo indica que a chapa do PSB ficará pesada.

Flávia é fundadora do Instituto Mulheres no Poder e uma defensora aguerrida da pauta de mais mulheres na política.

***

Euclério tira férias na Itália

Euclério está de férias na Itália

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), foi curtir os 10 dias de férias que tirou do comando da prefeitura na Itália. Nas redes sociais, ele postou foto almoçando com a esposa e em pontos turísticos de Milão.

Terra de seus bisavós maternos, Euclério tem cidadania italiana e disse que essa já é a terceira vez que visita o país europeu. “Gosto daqui. Na quarta vou para Veneza”.

Na última sexta-feira (18), Euclério transferiu o cargo de prefeito para a vice, Shymenne de Castro, e pediu o afastamento. “Tem sete anos que não tiro férias”, disse o prefeito à coluna. Na volta, ele terá de definir quem comandará a pasta de Saúde e a de Relações Institucionais, que estão sem titulares.

LEIA TAMBÉM:

Fora do governo do ES, qual será a nova missão de Sergio Vidigal?

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.