
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar uma audiência pública para debater a implementação de tarifa zero no transporte público coletivo da Grande Vitória na próxima quinta-feira (11), às 9h.
O debate foi proposto pelo deputado estadual João Coser (PT), vice-presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, que, no último mês, apresentou uma indicação ao governo estadual sugerindo a realização de estudos de viabilidade da política nos ônibus do Transcol.
O objetivo é discutir o modelo de gratuidade já adotado em 138 municípios brasileiros, inclusive em Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo. Segundo Coser, o espaço da audiência vai servir para trocar experiências e ouvir a sociedade.
Foram convidados para o debate o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, Jilmar Tatto (PT-SP), o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura do Governo do Estado do Espírito Santo (Semobi), Fábio Damasceno, a professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFES) e pesquisadora no Laboratório de Planejamento e Projetos, Daniella Bonatto, e o estudante universitário e coordenador-geral do Diretório Central dos e das Estudantes da Ufes (DCE-Ufes), Pedro Lucas Fontoura.
Queremos que o transporte público coletivo seja uma política pública, que possa democratizar a circulação dentro das cidades. Isso beneficia especificamente à classe trabalhadora que é quem paga por esse serviço lá na ponta. O transporte público não pode ser um impedimento para a qualidade de vida das pessoas.
João Coser.
Em outubro deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a equipe econômica está estudando a possibilidade de implementar a tarifa zero no país, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).